A Prefeitura de Belo Horizonte abriu, nesta quarta-feira (23), cadastro para famílias interessadas em acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados de suas famílias por decisão judicial. As inscrições para o Serviço Família Acolhedora ficam abertas até o dia 7 de maio.
O acolhimento é uma medida provisória e não tem relação com adoção. O objetivo é oferecer às crianças e adolescentes um ambiente familiar e acolhedor enquanto a situação é resolvida pela Justiça.
Quem pode se inscrever
Para participar, é necessário:
- Morar em Belo Horizonte há pelo menos 2 anos;
- Ter no mínimo 21 anos de idade;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Ter a concordância de todos os membros da família para o acolhimento;
- Passar por capacitação e acompanhamento da equipe técnica do serviço.
Segundo a subsecretária de Assistência Social, Daniele Carmona, a abertura do cadastro por blocos é uma forma de qualificar ainda mais o processo.
“Estamos requalificando a entrada de novas famílias e, consequentemente, o acolhimento das crianças e adolescentes, que é sempre a nossa prioridade”, afirma.
Como funciona o acolhimento
Em vez de ir para uma instituição, a criança ou adolescente afastado da família por situação de risco pode ser recebido por uma Família Acolhedora, em um lar temporário onde encontra afeto, atenção e convivência familiar.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reconhece a importância desse tipo de acolhimento e prioriza a vivência em família por entender que os vínculos afetivos são essenciais para o desenvolvimento saudável.
O serviço é executado pela Providens – Ação Social Arquidiocesana, parceira da Prefeitura de BH, e as famílias participantes recebem acompanhamento constante de uma equipe técnica especializada.
Importante: o programa não é voltado para adoção, mas para apoio temporário, até que a criança possa retornar à família de origem ou seja encaminhada para uma família substituta.
Como se inscrever ou tirar dúvidas
As famílias interessadas podem entrar em contato com a equipe do Serviço Família Acolhedora pelos canais:
- Telefones: (31) 3423-8618 ou (31) 99970-9266 (WhatsApp)
- E-mail: familiasacolhedorasadm@providens.org.br