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Recuo da PBH é ‘passo atrás’ em obra de mobilidade entre Nova Lima e BH; entenda andamento do projeto

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A parceria das prefeituras para a realização das obras foi firmada no ano passado com o objetivo de desafogar o trânsito entre as duas cidades (Google Earth/Reprodução)

A construção de uma alça viária nas proximidades do BH Shopping, no limite entre Belo Horizonte e Nova Lima, enfrenta um novo imbróglio para sair do papel. Isso porque a Prefeitura de BH (PBH) cancelou as obras de alargamento do viaduto sobre a BR-356, a pedido dos moradores. A parceria das prefeituras para a realização das obras foi firmada no ano passado com o objetivo de desafogar o trânsito entre as duas cidades.

O cancelamento de parte das obras previstas reduziu o escopo do projeto e a empresa até então contratada pela PBH manifestou não ter mais interesse em executar o contrato. Agora, a Prefeitura de BH terá que abrir novo processo licitatório.

Em nota enviada à 98, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) disse que a construção da terceira faixa foi cancelada para que seja feita “a preservação da cortina verde de proteção entre a Lagoa Seca e a entrada da alça do viaduto (Praça da Lagoa Seca), no sentido Belvedere/Raja Gabaglia”.

A Prefeitura de BH garantiu que, mesmo com a abertura de outra licitação, o prazo de conclusão para o 2º semestre de 2026 será mantido. Já a Prefeitura de Nova Lima disse que vai manter as obras que são de responsabilidade dela.

“O Prefeito João Marcelo Dieguez destaca que não cabe a ele avaliar a decisão do Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, já que cada gestor lida com suas próprias circunstâncias. Ele reconhece os desafios enfrentados pela Prefeitura de Belo Horizonte, especialmente após o afastamento e posterior falecimento do prefeito Fuad Noman, destacando ainda que acredita que a obra sob responsabilidade de BH será retomada com agilidade. Além disso, reitera a relação de diálogo e respeito entre os municípios”, disse o Executivo, em nota.

Prefeitura de Nova Lima não foi comunicada

“A Prefeitura de Nova Lima não foi oficialmente comunicada sobre a paralisação da obra em Belo Horizonte, tendo tomado conhecimento apenas por meio da imprensa”, diz outro trecho do comunicado.

A administração de Nova Lima informou que, neste momento, foca no início da obra do Viaduto Ferradura, que já possui todas as autorizações necessárias e aguarda apenas o aval do Ministério Público para ter início. “Cada uma das obras tem um prazo diferente e dependem de aprovação em diferentes instâncias. Por conta disso, ainda não é possível determinar a data de conclusão”, informou.

Obra vai custar R$ 200 milhões

A parceria entre Nova Lima e Belo Horizonte foi firmada em 4 de março de 2024. O projeto inicial prevê um conjunto de obras viárias visando a melhoria do trânsito na região limítrofe entre os dois municípios, com a execução de quatro intervenções estratégicas, duas sob responsabilidade de Nova Lima e outras duas de BH.

A primeira obra é a construção de um viaduto em formato de “ferradura”. Para esta etapa, é previsto um orçamento de R$ 60 milhões. O tempo de execução da obra está estimado em cerca de 12 meses.

Paralelamente, a prefeitura de Belo Horizonte ficaria responsável pelo alargamento do viaduto sobre a BR-356. Essa ação, conforme explicado acima, foi cancelada pela prefeitura a pedido dos moradores da região.

Além disso, Belo Horizonte é responsável pela implantação de um viaduto que facilitará o acesso direto do tráfego proveniente da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) à MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), eliminando a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia.

Por sua vez, Nova Lima é a responsável pela quarta obra, que envolve a implantação de um viaduto para alargar a pista de rolamento da MG-030 sob o viaduto da Linha Férrea e da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima. O custo inicial estimado de todas essas intervenções é de R$ 200 milhões.

Obra barrada pelo IEF

Essa não é a primeira vez que o projeto fica paralisado. Em junho do ano passado, a obra foi rejeitada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), já que o projeto previa intervenções na Estação Ecológica do Cercadinho, que é uma área de preservação.

Na época, a Prefeitura de Nova Lima foi orientada a apresentar novo processo, contendo as coordenadas das intervenções que planeja realizar para implantação da alça viária, para que o IEF pudesse verificar a interferência na unidade de conservação. Na ocasião, a prefeitura de Nova Lima disse que realizaria a adequação do projeto para a implantação da obra da Ferradura.

Alça é prioridade do prefeito de Nova Lima

Em entrevista à Rede 98, o prefeito de Nova Lima disse que o trânsito entre Belo Horizonte e Nova Lima é uma das principais preocupações dele. Para resolver esse problema, ele garantiu que a alça entre a MG-030 e a BR-356 vai sair do papel.

“Essa alça é uma das várias obras de mobilidade para resolver o problema do trânsito na divisa entre Nova Lima e Belo Horizonte. Ela joga o trânsito de quem vem pela MG-030 diretamente na BR-356, sem ter que passar pelo gargalo do BH Shopping, ou seja, é uma melhoria significativa”, detalhou o prefeito.

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Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

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