Em BH, manifestantes protestam contra PEC da Blindagem e anistia, neste domingo

Siga no

Protesto contra a Pec da Blindagem em BH ocorre na Praça Raul Soares (Foto: Paulo Santos/Rede 98)

Compartilhar matéria

Em Belo Horizonte o ato contra a PEC da Blindagem e a anistia para condenados por tentativa de golpe de Estado, teve início por volta das 9h da da manhã, deste domingo (21/9). O protesto ocorre na Praça Raul Soares, no Centro da capital mineira. Artistas como Fernanda Takai, Lamparina e Augusta Barna farão apresentações musicais.

Outras cidades de Minas Gerais também fazem protestos neste domingo, como Juiz de Fora, Serra do Cipó, Uberaba, Uberlândia, Pirapora, Ituiutaba, Alfenas e Montes Claros. Renegado, Mac Julia, Swing Safado, PH21, MC Mika e Mineiro são outros músicos confirmados na manifestação em Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, Marina Sena, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, Maria Gadu, Os Garotin e Paulinho da Viola são algumas das atrações confirmadas na manisfetação carioca.

Entenda o protesto contra a PEC

A mobilização é feita por integrantes da base do governo no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares, organizações e a própria sociedade civil. A desaprovação se dá pelo potencial de suspender a apuração de crimes de parlamentares.

A PEC da Blindagem, projeto aprovado pela Câmara dos Deputados em regime de urgência, na última terça–feira (16/9), prevê que qualquer abertura de ação penal contra um parlamentar dependa de autorização prévia, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Na prática, a proposta dificulta a abertura de processos criminais contra senadores e deputados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o texto, os parlamentares têm 90 dias para decidir se autorizam ou não a investigação criminal contra um colega, a contar de quando o Supremo enviar o pedido ao Congresso.

Defensores da medida dizem que a proposta é uma resposta ao que chamam de abuso de poder do STF e que as medidas restabelecem prerrogativas originais previstas na Constituição de 1988, mas que foram mudadas posteriormente.

Em 2001, o Congresso aprovou uma emenda para derrubar a exigência de autorização parlamentar para se processar parlamentares. À época, a decisão foi tomada diante de centenas de casos de impunidade de senadores e deputados investigados em crimes como corrupção, assassinatos e tráfico de drogas.

Após aprovação em dois turnos na Câmara, a PEC foi enviada ao Senado, podendo enfrentar resistência. O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Otto Alencar (PSD), demonstrou indignação com a iniciativa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A repulsa à PEC da Blindagem está estampada nos olhos surpresos do povo, mas a Câmara dos Deputados se esforça a não enxergar. Tenho posição contrária”, declarou Otto nas redes sociais.

Com Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Defesa Civil alerta para possibilidade de pancadas de chuva até a manhã de domingo

Com duas mortes por febre maculosa, Caeté decreta estado de emergência

Grupo Galpão se apresenta de graça na Praça da Liberdade, neste domingo (21/9)

Trincheira da Cristiano Machado: trânsito na avenida será alterado a partir de terça-feira; veja mudanças

Samu recebeu mais de 15 mil trotes em BH neste ano

Caeté, na Grande BH, confirma duas mortes por febre maculosa

Últimas notícias

Lula viaja neste domingo aos EUA para Assembleia Geral da ONU

Sequelas permanentes afetam 1/3 dos motociclistas vítimas de acidentes no trânsito

Mega-Sena acumula para R$ 48 milhões

Início da primavera e outras datas importantes no Brasil nesta semana; confira

Com um jogador a mais, Atlético perde para o Botafogo no Engenhão

Goleada histórica! Cabulosas fazem 21 a 0 na estreia do Campeonato Mineiro Feminino

Faustão surge de cadeira de rodas para levar filha Lara Silva ao altar

Cruzeiro enfrenta o Bragantino tentando manter sequência de vitórias; saiba onde assistir

Trump cria o ‘Gold Card’, um visto de residência de cerca de R$ 5,3 milhões