A chuva que atingiu Belo Horizonte na virada de sexta-feira (12/12) para sábado (13/12) provocou uma série de ocorrências em toda a capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), foram registrados mais de 100 chamados relacionados à queda de árvores em vias públicas.
Segundo o porta-voz da corporação, tenente Henrique Barcellos, os bairros mais atingidos em BH foram Santa Maria, Itapoã e áreas da regional de Venda Nova. As equipes foram mobilizadas para atender os pontos considerados prioritários e reduzir riscos à população.
O tenente reforçou o alerta para que moradores não se aproximem de postes caídos ou de árvores que tenham entrado em contato com a fiação elétrica. Segundo ele, esses locais oferecem risco de choque elétrico e exigem distância de segurança.
Veja também
Em situações de emergência, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
Devastação
Além das quedas de árvores, o temporal causou alagamentos, enxurradas e prejuízos a comerciantes em diferentes regiões da cidade. Na Avenida Bernardo de Vasconcelos e na rua Alberto Cintra, lojistas relataram invasão de água em estabelecimentos, danos a produtos e veículos submersos.
A Defesa Civil municipal informou que pelo menos 12 imóveis foram destelhados e que houve danos ou destruição de uma edificação e de uma habitação. As autoridades seguem monitorando as áreas afetadas enquanto os bombeiros mantêm atendimento em regime de prontidão.
Recomendações
A Defesa Civil de BH emitiu novo alerta de pancadas de chuva, válido até às 8h do domingo (14/12). Há possibilidades de raios e rajadas de vento em torno de 50 quilômetros por hora. A precipitação deve ser em torno de 30 a 50 milímetros.
Veja as recomendações do órgão para a população durante o período:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
