PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Damião defende ‘SUS do transporte público’ e diz que movimento por ônibus grátis é legítimo

Siga no

Damião reconheceu a legitimidade das mobilizações sociais pelo passe livre, mas defendeu que a conta precisa ser arcada pelo Governo Federal (98 News/Divulgação)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), afirmou que a política de gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados, o programa “Catraca Livre”, é uma iniciativa exclusiva da atual gestão e não tem relação com o movimento pela Tarifa Zero que ganhou força na capital nos últimos meses.

Segundo o prefeito, o projeto foi concebido antes mesmo de ele assumir o cargo. “O Catraca Livre é um programa criado por mim em parceria com a Câmara de Vereadores. Eu já pensava nisso desde que entrei na prefeitura. Ano passado, antes mesmo de ser prefeito, eu já falava disso com o prefeito Fuad. Não tem nada a ver com o movimento pelo ônibus gratuito”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Damião reconheceu a legitimidade das mobilizações sociais pelo passe livre, mas defendeu que a conta precisa ser arcada pelo Governo Federal.

“O movimento é legítimo e pode ser melhorado, mas tem que ser bancado pela União. Não venham empurrar para a empresa, porque ela sai da cidade. E não venham empurrar para a prefeitura, porque a prefeitura quebra”, disse, ao afirmar que a capital não teria condições de absorver custos estimados em mais de R$ 1 bilhão.

O prefeito relatou conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a criação de um modelo nacional de financiamento. Segundo ele, o país deveria adotar um sistema semelhante ao do SUS para o transporte coletivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Para mim, o transporte público deveria funcionar nos mesmos moldes do SUS. Eu dei uma entrevista em Brasília representando a Frente Nacional de Prefeitos dizendo que nós tínhamos que ter o ‘SUS do transporte público’, para todo mundo no Brasil inteiro, bancado pelo Governo Federal.”

Damião afirmou que continuará articulando em Brasília para viabilizar o modelo e reforçou que vê a participação federal como a única forma sustentável de garantir avanços estruturais na tarifa zero.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Damião confirma início da navegação na Lagoa da Pampulha neste sábado

98 News muda de dial e passa a operar na 98.7 FM, no aniversário de Belo Horizonte

QUIZ: Responda e descubra qual belo-horizontino você é!

Metrô terá horário de funcionamento estendido para atender público no aniversário de BH

Belo Horizonte completa 128 anos nesta sexta-feira: programação, shows, trânsito e mais

BH 128 anos: por que a capital mineira não está de parabéns?

Últimas notícias

Cedro Mineração amplia produção em Mariana e aposta em minério premium

Data center do TikTok no Ceará pode reposicionar o Brasil no mundo digital

Plano da Epamig busca impulsionar o agro no Norte e Vales de Minas

Liderança vai além do cargo e do crachá, explica John Maxwell

Flávio Bolsonaro cita Paulo Guedes e mercado reage a Haddad e Oracle

Origem Minas: como o Sebrae impulsiona empreendedores e fortalece a identidade dos produtos mineiros

Aniversário de BH: América, Atlético e Cruzeiro parabenizam capital pelos 128 anos

Índia inaugura estátua gigante de 21 metros em homenagem a Messi

Zema responde Lula após provocação em BH: ‘essa turma não tem vergonha’