O Anel Rodoviário é palco de mais uma tragédia. Um grave acidente na noite desta sexta-feira (10) deixou ao menos duas pessoas mortas no Bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte. A pista ficou parcialmente interditada, o que provocou um longo congestionamento.
O acidente foi registrado por volta das 19h30. Ao menos nove veículos se envolveram na sequência de batidas em um trecho já conhecido por ocorrências graves.
Testemunhas informaram que um veículo teria apresentado problemas mecânicos na pista, o que pode ter contribuído para a sequência de batidas.
“Estamos fazendo os levantamentos ainda no local. À princípio, a informação é que um veículo apresentou pane mecânica e parou na via. Um caminhão não conseguiu parar e atingiu os outros à frente”, explicou o tenente Luiz Fernando, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
Entre os veículos envolvidos na batida está um caminhão carregado de cerveja. O veículo também atingiu um radar que fica no trecho. Os dois ocupantes ficaram presos às ferragens. Latas ficaram espalhadas na rodovia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram e ao menos outras três ficaram feridas. Cinco viaturas da corporação estão empenhadas na ocorrência.
Os militares também precisaram jogar serragem na pista para evitar o risco de explosão.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
À espera da área de escape
Alternativa para tentar impedir tragédias no trecho do Betânia, a área de escape do Anel Rodoviário ainda não ficou pronta. A Prefeitura de Belo Horizonte afirma que a previsão é que as obras sejam concluídas ainda neste mês.
A obra está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões, em recursos próprios da Prefeitura. A construção está localizada no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. A o obra engloba um trecho de quase 400 metros.
No mês passado, a licitação para o sistema de drenagem da estrutura terminou deserta, ou seja, sem empresas interessadas no serviço.
Por meio de nota, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) afirma que a licitação que não teve interessado era para a construção de uma travessia subterrânea sob o Anel Rodoviário (drenagem profunda) e também a execução de descida d’água em degraus (drenagem superficial), para direcionamento adequado das águas pluviais, “não interferindo no funcionamento da estrutura de concreto (com argila expandida), dispositivo de segurança que efetivamente reduz a velocidade dos veículos”.
“Portanto, mesmo que a parte de drenagem (profunda e superficial) da Área de Escape esteja em execução, a estrutura de concreto responsável por reduzir a velocidade dos veículos poderá funcionar como dispositivo de segurança, não implicando em atrasos na obra”, afirmou.
Uma nova licitação será lançada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, mas ainda sem previsão.