O Hospital da Baleia cancelou o tratamento de quimioterapia de pacientes oncológicos nesta quarta-feira (1º/10) por conta do incêndio que atingiu a Serra Curral e a Mata da Baleia. A fumaça provocada pelas chamas atrapalhou o funcionamento da unidade de saúde.
Diante desse cenário, os pacientes precisaram ser transferidos. Até o momento, 200 pacientes foram afetados. Em conversa com a 98 News, a superintendente de pessoas, jurídico e compliance do hospital, Lilian Katiusca, disse que as consultas do dia serão mantidas.
“Todos os pacientes foram direcionados para o prédio Maria Ambrosino, que é o prédio principal aqui do Hospital da Baleia. As consultas do dia serão mantidas, são mais de 90 consultas, entre a primeira consulta e consultas de acompanhamento. Já as quimioterapias serão canceladas e reagendadas para quinta e sexta-feira”, explicou.
Além das quimioterapias, o prédio que faz o atendimento de radiologia também terá consultas remarcadas. “A gente já tinha decidido pelo cancelamento dos atendimentos do Centrare (Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas) e, agora, em avaliação do entorno, fumaça e fuligem, a gente decidiu pelo cancelamento também dos tratamentos da radioterapia”, continuou Katiusca.
Os atendimentos que não são de urgência foram suspensos. A orientação é que os pacientes busquem outra unidade de saúde até que os processos do hospital voltem ao normal.
As equipes do Corpo de Bombeiros retomaram, na manhã desta quarta-feira, os trabalhos de combate às chamas.