PUBLICIDADE

Hospital público veterinário de BH terá novo endereço a partir de 5ª

Por

Siga no

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte começa, nesta segunda-feira (03), o processo de ampliação e melhorias no atendimento do Hospital Público Veterinário de BH.

A unidade terá os serviços ampliados em uma nova estrutura, localizada no bairro Madre Gertrudes, região Oeste da capital. A previsão é de que a unidade receba equipamentos, insumos e materiais de escritório até a próxima quinta-feira (06).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste primeiro momento, o Hospital Público Veterinário realiza os seguintes atendimentos gratuitos:

  • consultas para prescrição médica; 
  • realização de curativos e tratamento de feridas.

Casos graves e de urgência serão encaminhados para clínicas parceiras. Na nova estrutura, o atendimento ao público passa a ser das 8h da manhã às 6 da tarde.

A equipe da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa-MG), parceira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), conta com quase 40 profissionais para a prestação do serviço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O espaço para a internação de animais foi ampliado. No novo hospital teremos um setor específico para exames de corpo delito em animais sob maus tratos, em ação da Prefeitura em apoio à Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de consultório e sala de espera específicos para os felinos”, explica o gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel.

A unidade, segundo o técnico, terá uma entrada pela rua Albert Scharle, 79, para atendimento de equipes de resgate e animais vítimas de atropelamento. O atendimento ao público também será individualizado, com um profissional da área veterinária destinado ao acompanhamento do tutor e do seu animal do início da consulta até a saída da unidade.

“É importante ressaltar para os usuários do hospital público, que continua valendo as regras e protocolos definidos para o combate ao Coronavírus: distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. Em razão das restrições, só é permitido um tutor por animal”, afirma Leonardo Maciel.

Os documentos necessários para atendimento serão Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compromisso com a população

O primeiro hospital público veterinário de Belo Horizonte, com atendimento gratuito à população, começou a funcionar em março deste ano, em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP), Organização da Sociedade Civil vencedora do chamamento público.

Com a decisão da entidade de anunciar sexta-feira passada, unilateralmente, a suspensão dos serviços, a PBH foi obrigada a buscar soluções para que a população não seja prejudicada.

“A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), preocupada com o compromisso assumido com a população e com os amantes dos animais, já se articulou para que o serviço de assistência a cães e gatos não seja encerrado na cidade, a primeira de Minas a oferecer esse atendimento gratuito. Vamos fazer um contrato de emergência de 180 dias até que um novo chamamento público seja feito”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

O vice-presidente da Anclivepa-MG, e professor do Centro Universitário de Belo Horizonte, Aldair Junio Woyames Pinto, ressalta que o processo de implantação de um hospital público veterinário gratuito vem sendo construído desde 2017 e que o momento é de união de forças, parcerias, para que o serviço médico animal seja garantido aos cães e gatos da população mais carente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

(Com informações da PBH)

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Incêndio atinge depósito de recicláveis e bloqueia faixa da Via Expressa em Contagem

Prefeitura de BH anuncia sindicância para investigar mortes de animais no zoológico

99Food inicia fase de testes em BH com foco em preços menores e mais opções para entregadores

Onça Maya, do zoológico de BH, faz tratamento após fraturar uma das patas

Projeto que propõe distância mínima entre blocos de Carnaval e igrejas será votado hoje em BH

Damião comenta morte de leoa em BH, demissões na MGS e investigações sobre Sudecap e Lagoa do Nado

Últimas notícias

Justiça do Reino Unido condena BHP por rompimento de barragem em Mariana

Cássia Ximenes é nomeada secretária-adjunta de Comunicação Social de Minas Gerais

VÍDEO: Cria da base do Galo concorre ao Puskás por golaço contra o Cruzeiro; veja

Cruzeiro deve anunciar treinador do Sub-20 do América para a base; Saiba quem

STJD aplica multa, mas libera Bruno Henrique de suspensão em caso de apostas

STJ amplia uso do JCP e cria nova oportunidade de economia tributária para empresas

David Coverdale, vocalista do Whitesnake, anuncia aposentadoria aos 74 anos

Governo de Minas: Pacheco descarta candidatura pelo PSD e cita ‘aderência’ de Kassab ao projeto de Zema

Trump sanciona lei e encerra maior paralisação da história dos EUA