PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hospital público veterinário de BH terá novo endereço a partir de 5ª

Por

Siga no

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte começa, nesta segunda-feira (03), o processo de ampliação e melhorias no atendimento do Hospital Público Veterinário de BH.

A unidade terá os serviços ampliados em uma nova estrutura, localizada no bairro Madre Gertrudes, região Oeste da capital. A previsão é de que a unidade receba equipamentos, insumos e materiais de escritório até a próxima quinta-feira (06).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste primeiro momento, o Hospital Público Veterinário realiza os seguintes atendimentos gratuitos:

  • consultas para prescrição médica; 
  • realização de curativos e tratamento de feridas.

Casos graves e de urgência serão encaminhados para clínicas parceiras. Na nova estrutura, o atendimento ao público passa a ser das 8h da manhã às 6 da tarde.

A equipe da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa-MG), parceira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), conta com quase 40 profissionais para a prestação do serviço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O espaço para a internação de animais foi ampliado. No novo hospital teremos um setor específico para exames de corpo delito em animais sob maus tratos, em ação da Prefeitura em apoio à Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de consultório e sala de espera específicos para os felinos”, explica o gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel.

A unidade, segundo o técnico, terá uma entrada pela rua Albert Scharle, 79, para atendimento de equipes de resgate e animais vítimas de atropelamento. O atendimento ao público também será individualizado, com um profissional da área veterinária destinado ao acompanhamento do tutor e do seu animal do início da consulta até a saída da unidade.

“É importante ressaltar para os usuários do hospital público, que continua valendo as regras e protocolos definidos para o combate ao Coronavírus: distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. Em razão das restrições, só é permitido um tutor por animal”, afirma Leonardo Maciel.

Os documentos necessários para atendimento serão Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compromisso com a população

O primeiro hospital público veterinário de Belo Horizonte, com atendimento gratuito à população, começou a funcionar em março deste ano, em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP), Organização da Sociedade Civil vencedora do chamamento público.

Com a decisão da entidade de anunciar sexta-feira passada, unilateralmente, a suspensão dos serviços, a PBH foi obrigada a buscar soluções para que a população não seja prejudicada.

“A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), preocupada com o compromisso assumido com a população e com os amantes dos animais, já se articulou para que o serviço de assistência a cães e gatos não seja encerrado na cidade, a primeira de Minas a oferecer esse atendimento gratuito. Vamos fazer um contrato de emergência de 180 dias até que um novo chamamento público seja feito”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

O vice-presidente da Anclivepa-MG, e professor do Centro Universitário de Belo Horizonte, Aldair Junio Woyames Pinto, ressalta que o processo de implantação de um hospital público veterinário gratuito vem sendo construído desde 2017 e que o momento é de união de forças, parcerias, para que o serviço médico animal seja garantido aos cães e gatos da população mais carente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

(Com informações da PBH)

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Batida entre carros deixa um morto e outros dois feridos na Via Expressa em Contagem

TJMG abre 30 vagas gratuitas para Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil; saiba como participar

Polícia prende cerimonialista por golpe em casamentos em BH; prejuízo chega a R$ 141 mil

BH: 9 meses após ser sancionada, ‘Times Square’ mineira esbarra em entraves

Greve dos Correios: protesto fecha faixa da Afonso Pena e deixa trânsito lento no Centro de BH

Santa Casa BH é eleita a melhor ONG do Brasil na área da saúde e a melhor de Minas Gerais

Últimas notícias

Resenha de Craques 2025: Amigos do Igor conquista título de virada sobre Amigos do Adro

Jogadores do Atlético terão ‘programação especial’ durante férias visando 2026

Júnior Santos tem data para ser liberado pelo DM do Atlético

Zagueiro titular do Atlético tem saída praticamente confirmada para 2026

Investimentos integrados ampliam acesso à saúde no Médio Espinhaço

Polícia Federal encontra documentos no Palácio da Alvorada e pede ao STF para interrogar Bolsonaro

Hugo Motta cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Assinatura de carros se consolida entre montadoras no Brasil

OMS alerta: sedentarismo atinge 1 em cada 3 pessoas