O dial do rádio amanheceu mais triste, nesta segunda-feira (30). Morreu, aos 86 anos, o radialista José Lino Souza Barros.
Nascido em Patos de Minas, em 1936, José Lino era uma das vozes mais conhecidas da Rádio Itatiaia, tendo atuado na emissora por 64 anos. Chegou a trabalhar na Rádio Inconfidência, nos primeiros anos da década de 1960, e entre 1973 e 1976, saiu de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, trabalhando nas rádios Globo e Mundial AM 860.
Retornando à capital mineira, José Lino passou a animar as manhãs da Itatiaia com o Rádio Vivo, programa que apresentou ininterruptamente por 45 anos. Ele também era a voz das mensagens bíblicas que são exibidas na programação, diariamente.
Além da apresentação do programa matinal na Itatiaia, José Lino tem grande identificação com o esporte. No rádio, chegou a ser plantão esportivo, repórter e narrador. Contudo, ganhou destaque também na televisão, onde foi narrador da TV Vila Rica, emissora que foi comprada pela Rede Bandeirantes em 1975.
Posteriormente, foi narrador da TV Bandeirantes Minas por cerca de dez anos, entre a segunda metade da década de 1970, e a primeira da década de 1980. José Lino foi o primeiro apresentador e um dos criadores do programa Minas Esporte, um dos programas de esportes mais longevos da televisão mineira. Criado em 1980, tinha como repórter Flávio Carvalho, além de Kafunga, ex-goleiro do Atlético como comentarista.
A morte de José Lino foi comunicada pela própria rádio Itatiaia, e teria sido de causas naturais. Informações de velório e enterro ainda não foram divulgadas.