PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Onda de calor mantém Minas Gerais em alerta neste final de ano

Siga no

O estado está praticamente sem registros significativos de chuva desde a última quinta-feira (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Minas Gerais enfrenta uma onda de calor que mantém as temperaturas elevadas em grande parte do estado neste fim de dezembro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso classificado como “Grande Perigo”, válido até 29 de dezembro, diante do risco à saúde provocado por temperaturas cerca de 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, embora dezembro seja historicamente um dos meses mais chuvosos, o verão marca o início do declínio da estação chuvosa em Minas Gerais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com ela, o estado está praticamente sem registros significativos de chuva desde a última quinta-feira. Em Belo Horizonte, houve apenas uma precipitação rápida e isolada no dia de Natal. “Tivemos uma chuva rápida em pontos isolados da capital no dia de Natal, mas, tirando isso, seguimos sem chuva e com predomínio de sol”, afirma.

A elevação mais acentuada das temperaturas levou o Inmet a emitir o aviso de onda de calor na última terça-feira. “As temperaturas já estavam elevadas, mas ainda não configuravam uma onda de calor. No dia 25, em Belo Horizonte, elas passaram dos 33 graus, cerca de cinco graus acima da média”, destaca Anete Fernandes.

Em regiões como a Zona da Mata e o Sul de Minas, os termômetros chegaram a 37°C. A onda de calor teve início no Triângulo Mineiro, no Sul e na Zona da Mata, áreas que permanecem sob aviso vermelho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O aviso vermelho indica persistência, ou seja, mais de cinco dias com temperaturas elevadas”, explica a meteorologista. Em Belo Horizonte, o alerta é laranja, com previsão de quatro a cinco dias consecutivos de calor intenso e máximas entre 33°C e 34°C até a próxima terça-feira.

Mesmo com o calor intenso, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas nos próximos dias. “Essas chuvas são rápidas e não aliviam o calor. Com temperaturas elevadas, qualquer umidade em qualquer nível da atmosfera pode provocar temporais, inclusive com possibilidade de granizo”, alerta Anete Fernandes.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Passeios de barco na Lagoa da Pampulha começam neste sábado; saiba como retirar ingressos

Corpo de Teuda Bara é velado nesta sexta no Palácio das Artes; cerimônia é aberta ao público

Quinta-feira de Natal tem previsão de 33ºC em BH

Restaurante Popular de BH serve tradicional almoço de Natal nesta quinta-feira

PRF reforça fiscalização nas rodovias de MG no Natal e Ano Novo

Ônibus de BH circulam com quadro de horários de férias a partir desta sexta-feira

Últimas notícias

Veja os números de Renan Lodi, novo reforço do Atlético

Jovem fica preso em estrutura de quadra ao tentar recuperar bola e resgate mobiliza bombeiros

Mineira condenada pelos atos de 8 de janeiro pede para viajar a Guarapari e Moraes nega

Homem morre após cair de altura de 30 metros na Cachoeira das 15 Quedas no Sul de Minas

Mega da Virada: o que dá pra comprar com R$ 1 bilhão? na poupança, rende R$ 6,6 milhões/mês

Projeto da UFMG cria ‘banco de horas’ para cuidado infantil e vira finalista de desafio global

Queda das commodities e câmbio favorável ajudam a conter inflação em 2025, avalia economista

Ganhou e não gostou? guia para trocas de presentes de Natal sem estresse

Luto na ginástica: Isabelle Marciniak, campeã brasileira, morre aos 18 anos vítima de câncer