‘Os cavalos nunca mais vão tracionar carroças em BH’, diz vereador Osvaldo Lopes

Siga no

Autor do PL que colocou fim às carroças de tração animal em BH, o vereador Osvaldo Lopes defende que haja mais debate sobre o assunto (98 News)

Compartilhar matéria

Autor do Projeto de Lei que colocou fim às carroças de tração animal em Belo Horizonte, o vereador Osvaldo Lopes (Republicanos) defende que o assunto seja amplamente debatido com a população. Em entrevista concedida nesta terça-feira (24/6), na 98 News, o parlamentar falou sobre a implementação da Lei 11.285/21 na capital e disse que ainda há muitas dúvidas sobre como ela será colocada na prática sem impactar os carroceiros.

Nessa segunda-feira (23/6), vereadores, ativistas da causa animal e representantes da Prefeitura de Belo Horizonte se reuniram em audiência pública para esclarecer quais as ações serão feitas para viabilizar a nova lei. Para Osvaldo, porém, ainda há muito a ser debatido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós saímos [da audiência pública] realmente frustrados, porque o tempo foi curto. Então, nós não tivemos as respostas necessárias para ter o entendimento de como será feito o processo de transição”, disse ele.

Durante a conversa, Osvaldo disse que vai se reunir com Guilherme Daltro, secretário de governo do prefeito Álvaro Damião, para entender os reais impactos da implementação da lei na vida dos carroceiros, o que, neste momento, é uma das suas grandes preocupações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Como vereador da causa animal, já estive na CMBH em 2017 e 2018, e foi o período no qual eu consegui colocar em pauta o Projeto de Lei que virou lei sancionada pelo ex-prefeito Alexandre Kalil. Na época eu recebi ameaças de morte de carroceiros, tive que mudar de residência e hoje eu tenho um certo receio de de transitar, encontrar carroceiros porque eles me conhecem. Eu sou autor de uma lei polêmica no município que vai dar fim à exploração animal”, observou o parlamentar.

O parlamentar protocolou um pedido de uma nova audiência pública na Câmara Municipal para que todas as dúvidas a respeito do fim das carroças de tração animal em Belo Horizonte sejam sanadas.

“Se a gente tiver que fazer uma discussão que vá virar ali às 19h, 20h da noite, nós vamos fazer. Vamos estender o prazo e vamos sair de lá cientes de que a prefeitura realmente está trabalhando para que os carroceiros e as famílias dos carroceiros sejam abrigadas e abraçadas pelo Executivo e que a gente saiba que os equídeos em Belo Horizonte nunca mais vão tracionar carroças a partir do dia 22 de janeiro”, continuou ele.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Um dedo de prosa e café ‘quentin’ estão de volta ao coração de BH; Café Nice já tem data para reabrir

Belo Horizonte ganha ‘Dia do Combate à Cristofobia’

Feira Hippie de BH será online neste domingo; entenda

‘Workaholic está fora de moda’: equilíbrio na vida pessoal é chave para o futuro, defende especialista

Serra do Curral, em BH, recebe ‘trilha de aniversário’ gratuita neste sábado

PM recolhe 143 aves em rinha de galos na Grande BH

Últimas notícias

‘Pacotão’ de reforços e despedida sem torcida : relembre a última passagem de Sampaoli no Atlético

Defesa de ex-ministro diz que houve tentativa de ‘demover Bolsonaro de qualquer medida de exceção’

Radiohead volta aos palcos com turnê na Europa após sete anos de hiato

Defesa de Bolsonaro compara julgamento ao caso Dreyfus; entenda

Por que sua imagem vale mais do que você imagina

Setembro Amarelo: falar pode salvar vidas

Bandeira vermelha: por que sua conta de luz subiu

Como reduzir o estresse no dia a dia

Fechado com o Galo, Sampaoli desembarca em BH nesta quarta-feira; veja vídeo