Estudo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, mostra o perfil dos acidentes em Minas Gerais. A maioria dos registros é em áreas urbanas, porém, os mais letais acontecem em rodovias. O levantamento foi realizado com base em mais de 2 milhões de ocorrências entre 20219 e 2025.
A pesquisa apontou que cerca de 70% dos acidentes ocorrem em áreas urbanas, mas os mais letais estão nas rodovias — onde a chance de morte é 2,7 vezes maior. Homens jovens lideram as estatísticas: 71% das vítimas são do sexo masculino, e 23% têm entre 20 e 29 anos.
As ocorrências crescem a partir de sexta-feira. Mas, o pico acontece, segundo o estudo, aos sábados. A Região Metropolitana de Belo Horizonte lidera em número de ocorrências. Já o Norte de Minas tem a maior taxa de letalidade, e a Zona da Mata concentra os acidentes mais graves.
Outro ponto de atenção são os acidentes com produtos perigosos, que ocorrem majoritariamente nas BR-262, BR-040 e BR-116, durante o dia e em dias úteis.