A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/2), a segunda fase da Operação Voto Livre, que investiga suspeitas de corrupção eleitoral nas eleições municipais de 2024 em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a PF, a nova etapa foi iniciada após a análise de materiais apreendidos na primeira fase da investigação. A partir desses elementos, a Justiça Eleitoral autorizou novos mandados de busca e apreensão para aprofundar a apuração de um possível esquema de compra de votos durante o pleito.
Nesta fase da operação, foram cumpridos dois mandados em Vespasiano. As ordens judiciais foram expedidas pela 311ª Zona Eleitoral.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados podem responder pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa. As penas máximas previstas são de quatro anos de reclusão para corrupção eleitoral e de oito anos para associação criminosa.
A corporação informou que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a extensão do esquema.
