Prefeitura de BH cria grupo para discutir navegação na Lagoa da Pampulha

Siga no

A Prefeitura de Belo Horizonte criou um grupo de trabalho para discutir a retomada da navegação na Lagoa da Pampulha (Qu4rto Studio/Acervo Belotur)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte criou um grupo de trabalho para discutir a retomada da navegação e o uso do espelho d’água na Lagoa da Pampulha.

Segundo a prefeitura, o objetivo do grupo é elaborar estudos, projetos e propor ações destinadas à retomada do uso do espelho d’água da Lagoa da Pampulha, incluindo a implantação de serviços de lazer e turismo náutico. O grupo de trabalho será composto por integrantes de 12 entidades municipais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A portaria, que foi publicada na edição desta quinta-feira (16/10) do Diário Oficial do Município, é assinada pelas secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, o Planejamento, Orçamento e Gestão, Política Urbana, Segurança Relações Institucionais, além da Fundação Municipal de Cultura, Belotur e Superintendência de Limpeza Urbana.

Passeios turísticos

A Lagoa da Pampulha será reaberta para passeios turísticos, a partir do mês de dezembro. A PBH anunciou neste mês que a lagoa agora está própria para navegações. O projeto piloto prevê viagens gratuitas de catamarã, de quinta–feira a domingo, além de esportes náuticos.

A reabertura do cartão-postal de BH para passeios em dezembro vai marcar as comemorações dos 128 anos da capital mineira. Segundo o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a prefeitura assinou um termo de cooperação com a FMVela (Federação Mineira de Vela), durante a ação de reconhecimento da navegabilidade no espelho d’agua da lagoa, neste domingo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essas velas que estão aqui serão rotina a partir de agora na nossa cidade. As pessoas que disputam olimpíadas, panamericanos, campeonatos internacionais e nacionais, que antes saíam de Belo Horizonte para poder treinar fora, agora vão treinar na lagoa que é deles”, declarou por meio das redes sociais.

O projeto piloto de navegabilidade da Lagoa da Pampulha vai durar três meses e prevê a contratação de catamarãs com capacidade para 30 pessoas sentadas, com garantia de visibilidade para a paisagem. As embarcações operarão de quinta–feira a domingo, com três saídas entre 8h e 17h. Os ingressos serão disponibilizados em um site próprio.

Os passeios terão duração mínima de 1h, incluindo embarque, desembarque e navegação. O percurso permitirá a contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha sua paisagem cultural, acompanhado por um guia turístico que apresentará um conteúdo histórico, cultural e ambiental. Haverá banheiro e água disponíveis.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Audiência pública neste sábado vai debater criação do Move Amazonas em BH

‘Ladeira abaixo, alegria lá em cima’: Pampulha recebe 1° Festival de Carrinhos de Rolimã de BH

Clássico Atlético x Cruzeiro na Arena MRV: veja bloqueios no trânsito, acessos e linhas de ônibus

VÍDEO: Queda de postes e explosão em transformador travam trânsito no Estoril nesta quarta

Falha no app da 99 deixa motoristas ‘na mão’ em BH: ‘Dia perdido’

Carreta carregada com carvão tomba no Anel Rodoviário em BH; pai e filho escapam ilesos

Últimas notícias

Atlético lidera média de finalizações por jogo, mas tem 4º pior ataque do Brasileirão

Homem é internado com intoxicação após beber água mineral contaminada

Atriz que estreou no Victoria’s Secrets, Barbie Ferreira tem raízes mineiras e torce para o Cruzeiro

Lucas Silva critica arbitragem e revela que pensou em tirar o Cruzeiro de campo após expulsão

Homem é condenado por atropelamento de gato em Minas Gerais: ‘Matei mesmo’

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Léo Aragão revela conversa no vestiário do Cruzeiro após expulsão de Kaio Jorge no clássico

Scarpa admite erro de arbitragem no clássico, mas afirma que gestos de Kaio Jorge são ‘injustificáveis’

Kaio Jorge pede desculpas à torcida do Cruzeiro após expulsão no clássico: ‘não agi da melhor forma’