A Prefeitura de Belo Horizonte pretende instalar, ainda neste semestre, novos quatro banheiros autolimpantes na capital. Segundo a administração municipal, os locais escolhidos levaram em conta critérios como a circulação de pessoas e a proximidade de equipamentos públicos.
Por meio de um aditivo, que já foi assinado, a PBH incluiu a Praça do Papa na lista de endereços a receberem o equipamento. Inicialmente, o contrato previa a instalação de cinco banheiros, contando com os dois instalados na Praça da Rodoviária e na Praça da Estação há cerca de 20 dias.
Também está prevista a instalação de um banheiro na rua dos Tabaiares, próximo da Sapucaí, outro na Olegário Maciel, na Praça Raul Soares, e um último na rua Rio de Janeiro, na Praça Sete.
O espaço conta com duas cabines, com vaso sanitário, papel higiênico, torneira, sabonete e secador de mãos. O sistema de limpeza é automatizado, com acionamento feito por sensores de presença, que indicam a desocupação da cabine.
Com isso, assim que o local for desocupado, a higienização já começa, feita por sprinklers (chuveiros hidráulicos), instalados no chão e no vaso sanitário, utilizando água e produtos de limpeza. O uso do sanitário é gratuito e ele funciona de 6h até às 22h.
Banheiro interditado
Inaugurado há 21 dias, o banheiro autolimpante da Praça da Rodoviária não está funcionando. Segundo a PBH, o equipamento precisou ser desativado devido ao entupimento da rede de esgoto.
Uma luz vermelha foi colocada no local para sinalizar que o equipamento está interditado. A prefeitura informou que o problema já está sendo solucionado.