UFMG é a universidade federal do Brasil que mais contribui para meta ‘fome zero’

Siga no

A UFMG foi a brasileira melhor avaliada na produção de conhecimento relacionado a redução da pobreza e fome zero (Lucas Braga/UFMG)

Compartilhar matéria

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) obteve um resultado histórico na edição 2025 do ranking de impacto universitário em sustentabilidade da Times Higher Education (THE). A universidade foi a brasileira melhor avaliada na produção de conhecimento relacionado à fome zero.

Em sua metodologia para gerar classificações gerais que reflitam o desempenho em sustentabilidade e o impacto geral das instituições, o ranking integra pontuações de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. De 2024 para 2025, a nota da UFMG elevou-se em 14 dos 17 ODS avaliados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O resultado reitera nossa vocação e nossa capacidade de formar profissionais e cidadãos conscientes dos desafios hoje enfrentados pela humanidade, além de engajados com o desenvolvimento social e a sustentabilidade do planeta”, destaca a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Os 17 ODS da ONU são: Erradicação da pobreza (1º), Fome zero e agricultura sustentável (2º), Saúde e bem-estar (3º), Educação de qualidade (4º), Igualdade de gênero (5º), Água potável e saneamento (6º), Energia limpa e acessível (7º), Trabalho decente e crescimento econômico (8º), Indústria, inovação e infraestrutura (9º), Redução das desigualdades (10º), Cidades e comunidades sustentáveis (11º), Consumo e produção responsáveis (12º), Ação contra a mudança global do clima (13º), Vida na água (14º), Vida terrestre (15º), Paz, justiça e instituições eficazes (16º) e Parcerias e meios de implementação (17º).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ranking de universidades

No ranking da Times Higher Education, a UFMG saltou da faixa de posição global 401-600 para a faixa 301-400 e, na pontuação geral, subiu de 75,4 para 77 pontos. “Essa mudança de faixa significa um salto das 25% melhores para as 15% melhores universidades do mundo”, comemora o professor Dawisson Belém Lopes, diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais (EGDI) da UFMG.

“Foi um avanço muito expressivo. Se considerados os pontos médios das faixas de pontuação em 2024 e 2025, avançamos 150 posições no ranking, com melhoria sólida no cômputo geral, em um sinal de nossa consolidação institucional no cenário latino-americano”, continuou ele.

Esse avanço possibilitou que a UFMG se posicionasse no ranking como a melhor entre todas as universidades federais brasileiras, juntamente com a Federal do Pará (UFPA), ambas situadas na faixa 301-400. No contexto nacional geral, situam-se na faixa 301-400, além da UFMG e da UFPA, a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, no contexto latino-americano, UFMG e seu grupo situam-se na quinta posição geral. As quatro primeiras latino-americanas são a Universidade Nacional Autônoma do México, o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, do México, a USP e a Universidade de Guadalajara, também do México.

Com UFMG

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte

Anel Rodoviário é fechado nos dois sentidos para remoção de carga de carreta tombada

Expo Favela movimenta BH com expectativa de R$ 6 milhões em negócios

Sargento Jalyson defende mais segurança nas escolas e armamento da Guarda Municipal de BH

Últimas notícias

Hulk marca de pênalti e Atlético vence o Atlético Bucaramanga

Trump endereça carta a Bolsonaro e diz que ‘tratamento horrível’ deve acabar: ‘observando de perto’

Cruzeiro vence o Fluminense e é líder do Campeonato Brasileiro

Arnaldo Antunes fala sobre ‘Novo Mundo’ antes de subir ao palco em BH; leia entrevista

‘São verdadeiros traidores da pátria’, dispara presidente Lula durante pronunciamento

‘Deputado estrangeiro’ e ‘cosplay de indígena’; Kim e Célia batem boca no plenário da Câmara

Abrasel defende volta do horário de verão para evitar apagões e impulsionar economia

Concorra a ingressos: show do The Calling em BH no dia 15 de outubro

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo