UFMG mantém nota máxima no Índice Geral de Cursos

Siga no

A UFMG oferta as vagas em diferentes polos de Minas Gerais (Lucas Braga/UFMG)

Compartilhar matéria

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) alcançou, mais uma vez, nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC). Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023 foram divulgados na última sexta-feira (11/4).

A UFMG ficou em segundo lugar entre as universidades federais. No ciclo trienal a partir de 2021, 55 cursos foram avaliados. Desde que o IGC que começou a ser calculado, em 2007, a UFMG sempre obteve a nota 5, a nota máxima.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No conceito Enade, 81,8% dos cursos da UFMG avaliados em 2023 (18 em 22) alcançaram conceito máximo. Outro índice divulgado pelo MEC na semana passada é o Conceito Preliminar de Curso (CPC): 12 dos 22 cursos de graduação da UFMG avaliados em 2023 (54,5%) tiveram seu conceito elevado de 4 para 5.

Nove dos 22 participantes (40,9%) mantiveram o conceito 4, considerado muito bom pelo Inep, e apenas um curso teve conceito 3, o que sugere análise mais cuidadosa, apesar de o desempenho ser considerado satisfatório.

O cálculo do CPC considera o desempenho dos estudantes na prova do Enade (20% da nota), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que é o valor agregado pelo processo formativo (35%), o regime de trabalho e a titulação do corpo docente (30%) e a percepção dos recém-graduados sobre as condições do processo formativo (15% da nota).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os 12 cursos que tiveram seu CPC elevado para a nota máxima (de 4 para 5) são Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharias Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Odontologia.

Estudantes assistidos em destaque

Em 2023, participaram do Enade 1.347 instituições de ensino superior. Vinte e oito áreas foram avaliadas no exame – 22 bacharelados e seis tecnológicas. Cerca de 10 mil cursos foram avaliados, 93% deles na modalidade presencial e 7% na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

As instituições federais e estaduais tiveram mais de 40% das notas 4 e 5 – as mais elevadas – no IDD, que mede o conhecimento acrescentado ao estudante ao longo do curso. O percentual diminui para instituições comunitárias, privadas sem fins lucrativos, municipais e privadas com fins lucrativos, onde as notas 1 e 2 representam quase 40%.

Os estudantes que recebem auxílio-permanência (moradia, alimentação, entre outros) tiveram média de 67,7, e os que não receberam auxílio alcançaram 64,7, o que, segundo o Inep, demonstra a importância das políticas de permanência e de assistência estudantil também no desempenho acadêmico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com UFMG

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Abrasel critica PL que quer reduzir horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em BH

Após despedida, Bar do Salomão anuncia ‘prorrogação’ e seguirá funcionando em ponto icônico

Táxi-lotação chega ao bairro Serra, em BH, em fase de teste

Copasa vai leiloar 75 veículos em Belo Horizonte; veja como participar

Pedágio da BR-381 começa a ser cobrado dentro de 10 dias, veja valores

Belo Horizonte deixa de ser a Capital Nacional do Grau

Últimas notícias

Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo

Detox Digital: redução de telas melhora sono, memória e saúde mental

Desafio de Gigantes resgata torcidas meio a meio entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão; conheça a história da tradição

Estreia de Arroyo anima cruzeirenses; veja reações e memes

ANTT define data para início de cobrança de pedágio na BR-381

Cartão do SUS será unificado com dados de CPF do usuário

Sete em cada 10 alunos do ensino médio usam IA generativa em pesquisas

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva receberá título de cidadão honorário de Belo Horizonte