A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa terça-feira (6/1), a proibição da comercialização, da distribuição e do consumo de quatro lotes de panetones da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. A medida também prevê o recolhimento dos produtos do mercado.
Segundo a Anvisa, o recolhimento dos panetones foi comunicado de forma voluntária pela própria empresa após a identificação de fungos na superfície dos produtos, o que motivou a adoção das medidas sanitárias para evitar riscos à saúde dos consumidores.
A decisão atinge exclusivamente os lotes 251027 dos seguintes itens:
- Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (140 g)
- Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” (700 g)
- Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700 g)
- Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700 g)
Todos eles têm prazo de validade até 27 de fevereiro de 2026.
Alimentos com cogumelos
Além dos panetones, a Anvisa também determinou a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e consumo de diversos produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda., abrangendo todos os lotes. A lista inclui pastas, barras, granolas, mix de castanhas e cápsulas de café das marcas Smush, Smushnuts, Smushn Go e Smushnola.
De acordo com a agência, esses produtos utilizam os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps como ingredientes, substâncias que não são permitidas em alimentos no Brasil por ainda não terem a segurança avaliada. A Anvisa também apontou irregularidades na divulgação dos itens, que atribuem benefícios à saúde sem comprovação científica.
