O Rio de Janeiro registrou 973 atendimentos possivelmente relacionados ao calor nos dias 23 e 24 de dezembro, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O balanço foi registrado após a cidade atingir o nível 3 do Protocolo de Calor, de uma escala de cinco níveis, às 15h50 da véspera de Natal.
Entre os principais sintomas relatados nos atendimentos estavam queixas como tontura, fraqueza e desmaios, que são sinais comuns do estresse térmico.
“Queimaduras solares também tiveram aumento comparado com a média em dias de nível calor 1 – quando o município mantém sua rotina normal e não tem previsão de altos índices de temperatura”, disse a SMS-Rio.
Calor permanece
Segundo previsões do Alerta Rio, depois de sexta-feira, 26, ter máxima estimada de 40ºC, no sábado, 27, a temperatura pode oscilar dos 21ºC aos 39ºC. No domingo, 28, a previsão é de que a máxima suba para 41ºC.
Orientações de segurança
Diante desse cenário, as autoridades reforçam algumas orientações de segurança, como aumento da ingestão de água, consumo de alimentos leves e uso de roupas mais frescas.
O consumo de bebidas alcoólicas também é contraindicado pela secretaria, assim como a exposição direta ao sol das 10 horas às 16 horas.
Em Minas, segue alerta de calor extremo
Minas Gerais vive uma onda de calor persistente, com temperaturas até 5°C acima da média por vários dias, pouca chuva e alerta de “Grande Perigo” do Inmet. O cenário combina sol predominante, máximas que passam dos 33°C em BH e chegam a 37°C em outras regiões, com chance apenas de chuvas rápidas e isoladas, que não aliviam o calor e podem vir acompanhadas de temporais. (Com informações de Larissa Reis)
