A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26/6) a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com a decisão, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de luz.
Segundo a Aneel, a bandeira amarela permanece em vigor devido às condições menos favoráveis para a geração de energia elétrica no país durante o período de estiagem.
A agência explica que a redução das chuvas diminui o nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja produção tem custo mais elevado.
“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde o mês de abril, reflete condições menos favoráveis de geração no país, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, informou a Aneel.
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
As bandeiras tarifárias indicam o custo da geração de energia elétrica no país. Quando as condições são favoráveis, não há cobrança adicional. Já em períodos de menor geração pelas hidrelétricas, a Aneel aciona bandeiras que acrescentam valores à conta de luz para compensar o uso de fontes mais caras, como as termelétricas.
Valores das bandeiras tarifárias
Os adicionais cobrados variam conforme a cor da bandeira:
- Bandeira verde: sem cobrança extra.
- Bandeira amarela: R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
- Bandeira vermelha patamar 1: R$ 4,463 a cada 100 kWh consumidos.
- Bandeira vermelha patamar 2: R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.
