O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão divulgados separadamente por data neste ano. A informação foi anunciada pelo ministro Camilo Santana após o fim da aplicação do 1º dia de provas na noite desse domingo (9/11).
O gabarito das provas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias será divulgado nesta quinta-feira (13/11), antes mesmo do segundo domingo de provas.
Nas edições anteriores, os gabaritos dos dois dias eram divulgados juntos, na semana seguinte à aplicação da segunda etapa.
Dessa forma, a expectativa é de que o gabarito das provas do próximo domingo (16/11) seja disponibilizado a partir de 17 de novembro.
O documento oficial poderá ser consultado no site do Inep e na Página do Participante, com versões para todos os cadernos de prova.
Abstenção
O primeiro dia de prova do Enem 2025 teve 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem. Ele disse que houve 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades. “Foi tudo tranquilo”, destacou.
O ministro citou que foram eliminados candidatos que não atenderam as orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação.
Redação
O tema da redação do Enem de 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
O projeto de texto, com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, deve defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência.
O candidato também deve elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.
