INSS: veja passo a passo para contestar descontos não autorizados

Siga no

Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do INSS já pediram a devolução do dinheiro (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pediram a devolução do dinheiro descontado indevidamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação.

Na última terça-feira (13/5), o INSS enviou notificação para os que tiveram descontos indevidos em seus contracheques. Já quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Central 135 e o aplicativo Meu INSS são os únicos canais que o governo federal usa para informar sobre os descontos indevidos e para pedir o reembolso. Por lá, os beneficiários também podem conferir o nome das associações que autorizaram os descontos.

Passo a passo no aplicativo

Para confirmar se os descontos foram ou não autorizados, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.

Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o aposentado poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, ele verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.

As entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista. Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.

Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.

Alerta de golpes

Em nota publicada no site oficial, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, Whatsapp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia.

Com Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

AGU vai ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF

Dia Mundial da Fruta: manga é a mais exportada do Brasil; veja receitas

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões

Corpo de Juliana Marins chega nesta terça-feira ao Brasil

Publicado edital do CNU 2025; confira as regras

Setor de serviços é responsável por resultado positivo do Caged

Últimas notícias

Inflação, juros e insegurança derrubam confiança do consumidor em BH, aponta levantamento

Trump responde se vai deportar Musk e ameaça usar Doge: ‘Monstro que vai comer o Elon’

Professores de BH seguem em greve após assembleia na Afonso Pena

Atlético mira Juan Portilla e Tomás Molina: ‘vasculhar o mercado sul-americano’

Black Sabbath libera raridades da fase pré-heavy metal

Instagram e Spotify se unem para colocar sua trilha sonora no topo das conversas

Arraial de Belô terá shows de Fafá de Belém, Naiara Azevedo e mais

Professores em greve se reúnem em assembleia na Afonso Pena e bloqueiam trânsito no Centro de BH

Veja 10 jogadores do Brasileirão que podem assinar pré-contrato a partir desta terça (1º/7)