Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pediram a devolução do dinheiro descontado indevidamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação.
Na última terça-feira (13/5), o INSS enviou notificação para os que tiveram descontos indevidos em seus contracheques. Já quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”
A Central 135 e o aplicativo Meu INSS são os únicos canais que o governo federal usa para informar sobre os descontos indevidos e para pedir o reembolso. Por lá, os beneficiários também podem conferir o nome das associações que autorizaram os descontos.
Passo a passo no aplicativo
Para confirmar se os descontos foram ou não autorizados, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.
Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o aposentado poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.
Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, ele verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.
As entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista. Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.
Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.
Alerta de golpes
Em nota publicada no site oficial, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, Whatsapp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.
“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia.
Com Agência Brasil