PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Intoxicação por metanol: clubes de SP suspendem venda de bebidas destiladas

Siga no

Em razão dos casos de contaminação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, clubes suspenderam a venda de destilados (Unsplash/Divulgação)

Compartilhar matéria

Em razão dos crescentes casos de contaminação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, clubes suspenderam de forma temporária, nessa terça-feira (30/9), a venda de destilados nas dependências das instituições por recomendação do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindi Clubes).

“Essa decisão visa proteger tanto os consumidores quanto a reputação de nossos clubes, demonstrando cuidado e responsabilidade”, disse o sindicato. A entidade afirma que a pausa nas vendas deve ser considerada até “que haja maior clareza sobre a origem deste problema e a definição de medidas seguras para sua resolução.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o governo de São Paulo, que criou um gabinete de crise para enfrentar a situação, foram confirmados sete casos de intoxicação pela substância com suspeita de consumo de bebida adulterada. Outros 15 registros seguem em investigação. Até agora, foram registrados cinco óbitos, sendo um confirmado na capital e quatro ainda estão em análise.

Pelo menos 11 clubes associativos, sendo nove da capital, acataram a recomendação e já suspenderam a venda das bebidas destilados. Veja a lista abaixo:

  • Esporte Clube Sírio
  • Alphaville Tênis Clube
  • A Hebraica
  • Clube Alto dos Pinheiros
  • Paineiras do Morumby
  • Sociedade Esportiva Palmeiras
  • Clube Atlético Ypiranga
  • Club Athletico Paulistano
  • Esporte Clube Pinheiros
  • Ipê Clube
  • Clube de Campo Mogi das Cruzes

O Sírio escreveu nas redes sociais que, embora tenha confiança em seus fornecedores, a medida visa assegurar a saúde e segurança dos sócios e convidados do clube. “Permaneceremos atentos e manteremos todos informados caso ocorram novas atualizações.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A diretoria executiva do Paineiras do Morumby também cita que a decisão é tomada pela preservação da saúde dos consumidores e informa que o clube está acompanhando a situação de perto, “lidando com os diversos desdobramentos referentes ao assunto”.

O Alphaville Tênis Clube lembra que as contaminações estão provocando mortes e danos irreversíveis aos consumidores. “Estamos suspendendo, de forma preventiva e temporária, a venda de destilados no ATC, até que haja maior clareza sobre a origem deste problema e a definição de medidas seguras para sua resolução”.

Assim como o Sírio, o Palmeiras anunciou a suspensão das vendas dos destilados, mas destacou que a aquisição das bebidas alcoólicas pelo clube é “feita com empresas sérias e de forma criteriosa”. “Ainda assim, optamos por esta medida temporária com o intuito de reforçar o cuidado com a segurança e o bem-estar dos nossos associados”, disse a instituição.

O tom das mensagens e avisos foi semelhante nos clubes Pinheiros, Paulistano, Ipê, Ypiranga, Alto dos Pinheiros e no Clube de Campo Mogi das Cruzes (CCMC), que anunciou a medida por meio de um vídeo gravado pelo seu presidente, João Bosco Camargo de Sousa, e postado nas redes sociais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bares interditados

Nessa terça-feira, as Vigilâncias Sanitárias do Estado e do município de São Paulo, em parceria com a Polícia Civil, realizaram a interdição total de dois estabelecimentos da capital paulista e um de São Bernardo do Campo. “As ações são cautelares e o envolvimento dos estabelecimentos com os casos é investigado”, disse o governo, em nota.

Em São Paulo, os bares interditados ficam nos bairros dos Jardins e Mooca e passaram por fiscalização na última segunda-feira (29/9). A medida levou à apreensão de mais de 100 garrafas de bebidas sem rótulos e sem comprovação de procedência

Em São Bernardo do Campo, a interdição também resultou na apreensão de garrafas de bebidas, que foram encaminhadas para perícia policial.

No bairro Planalto Paulista, zona sul, a fiscalização de um minimercado terminou na apreensão e interdição de mais de 40 garrafas de whisky, gim e vodca. O representante do local prestou esclarecimentos na delegacia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, na região do M’Boi Mirim, uma distribuidora teve suas atividades de comércio interditadas parcialmente, vetando a comercialização de bebidas alcoólicas. “Parte dos produtos destilados foi lacrada no local”, informou o governo.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

CNJ abre processo contra desembargador acusado de crimes sexuais

Operação mira supostos infiltrados do PCC e prende ex-estagiário do MP, policial e ex-agente em São Paulo

Brasil vai parar vacinação contra dengue com imunizante do Butantan após mortes suspeitas

CNH sem multas: nova lei permite renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação

Acordo de delação de Daniel Vorcaro entra em semana decisiva de negociações

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Últimas notícias

CNJ apresenta proposta de regras para atuação de menores como influenciadores

Hospital da Baleia reforça ações para prevenir incêndios durante período de seca em BH

Betim terá fan fest gratuita da Copa do Mundo com quatro telões e palco 360°

98 News no Leader Shift 2026: veja como foi o primeiro dia do maior evento de liderança de MG

Destaque de Marrocos tem lesão confirmada e deve ser desfalque contra o Brasil

Comissão da Câmara adia votação de PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

Com direito a hat-trick, Cruzeiro vence clássico contra o Atlético no Brasileirão Sub-17

Câmara de BH aprova remanejamento de R$ 15 milhões em emendas parlamentares

Novo Desenrola limpa o nome de 4 milhões de pessoas com dívidas de até R$ 100