Um apagão foi registrado em Minas Gerais, no Distrito Federal e em outros oito estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14/10).
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento de energia foi afetado de 0h32 até 1h30 devido a um incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná, que provocou uma “contingência severa” e o desligamento de cerca de 10 gigawatts (GW) de carga.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, durante a ocorrência, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desinterligadas do sistema, o que levou ao acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
Uma reunião com o ONS e os agentes envolvidos está prevista ainda nesta terça-feira, e o relatório preliminar sobre o incidente deve ser elaborado até sexta-feira (17/10).
Segundo nota do ministério, até 1h30 o fornecimento de energia já havia sido restabelecido nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a normalização completa ocorreu às 2h30.
Em comunicado à Rede 98, a Cemig informou que o apagão também começou às 00h32 em sua área de concessão. De acordo com a companhia, 99% dos clientes tiveram o serviço restabelecido até 1h30, após autorização do ONS. “Às 6h12, todos os clientes afetados pelo evento foram restabelecidos. As causas da ocorrência, que impactou diversas partes do país, serão apuradas pelo ONS”, informou a Cemig.