PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PF apura se metanol abandonado é usado para adulterar bebidas

Siga no

Lewandowski diz que há investigação sobre origem da substância - ( UFPR/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Polícia Federal investiga se metanol abandonado por criminosos após operação policial contra infiltração do crime organizado no setor de combustíveis tem sido usado para adulterar bebidas alcoólicas, informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (7) em entrevista à imprensa.

“Muitos caminhões e muitos tanques de metanol foram abandonados depois desta operação. E esta é uma hipótese que está sendo estudada, trilhada e acalentada pela Polícia Federal”, afirmou o ministro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro disse que a investigação passa em descobrir a origem do metanol – de combustível fóssil ou produtos agrícolas, por exemplo.

“Se esta é origem do metanol que está adulterando as bebidas, a atuação repressiva será numa direção. Se esse metanol tiver origem a partir de produtos agrícolas, a repressão terá outros alvos”, acrescentou.

Lewandowski não descartou investigação sobre a hipótese de ligação do crime organizado com as falsificações de bebidas alcóolicas, que têm levado a casos de intoxicação por metanol em diversas partes do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, negou que as contaminações por metanol em bebidas alcoólicas tenha relação com o crime organizado. O estado registra o maior número de casos e mortes.

Produtos para falsificação

O ministro disse ainda que o governo pretende aumentar o controle para sites que vendem rótulos, lacres, tampas e garrafas que servem para falsificação.

Segundo ele, a ação deve ser feita pela Secretaria Nacional do Consumidor, Ministério da Agricultura e Receita Federal.

Comitê de enfrentamento

O ministro Ricardo Lewandowski anunciou hoje criação de comitê, em parceria com a sociedade civil, para enfrentar os problemas das bebidas contaminadas por metanol. A ideia é planejar tanto ações repressivas, contra aqueles que atuaram na adulteração das bebidas, quanto protetivas para o setor de bebidas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O anúncio ocorreu após reunião com representantes do setor de bebidas.

De acordo com o ministro, o comitê será informal para troca de informações sobre boas práticas e anúncios das providências tomadas, tanto pelo setor público quanto pelo privado, visando a uma solução rápida para problema.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Anatel diz que mensagem ‘misantropia’ não partiu do sistema oficial

Polícia prende mais três por morte de jovem em rope jumping em Limeira

Defesa Civil tira sistema de alertas do ar após disparo falso com a palavra misantropia

Analfabetismo no Brasil cai para 4,9% e quebra barreira histórica pela primeira vez, diz IBGE

MP investiga esquema de descontos em salários de servidores do DF envolvendo PicPay e órgãos do governo

STF anula absolvição no caso Mariana Ferrer e determina reabertura do processo

Últimas notícias

Flávio Bolsonaro defende Neymar e ataca Lula após piada com home office: ‘Presidente turista’

Raphinha sofre lesão muscular, e CBF não informa prazo para retorno

Alckmin diz que Lula vai decidir futuro de Jaques Wagner e destaca independência da PF

Alckmin confirma gasolina com 32% de etanol a partir de quarta-feira (24)

Donas de casa e estudantes preferem Lula; empresários e evangélicos escolhem Flávio Bolsonaro, mostra Datafolha

Holanda goleia a Suécia por 5 a 1 e conquista os primeiros três pontos na Copa

Bombardeios de Israel deixam nove mortos na Faixa de Gaza neste sábado (20)

Apoio de Trump não influencia votos de 65% dos brasileiros, mostra Datafolha

Casemiro recusa Arábia Saudita e fecha com o Inter Miami para jogar ao lado de Messi