PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PF apura se metanol abandonado é usado para adulterar bebidas

Siga no

Lewandowski diz que há investigação sobre origem da substância - ( UFPR/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Polícia Federal investiga se metanol abandonado por criminosos após operação policial contra infiltração do crime organizado no setor de combustíveis tem sido usado para adulterar bebidas alcoólicas, informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (7) em entrevista à imprensa.

“Muitos caminhões e muitos tanques de metanol foram abandonados depois desta operação. E esta é uma hipótese que está sendo estudada, trilhada e acalentada pela Polícia Federal”, afirmou o ministro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro disse que a investigação passa em descobrir a origem do metanol – de combustível fóssil ou produtos agrícolas, por exemplo.

“Se esta é origem do metanol que está adulterando as bebidas, a atuação repressiva será numa direção. Se esse metanol tiver origem a partir de produtos agrícolas, a repressão terá outros alvos”, acrescentou.

Lewandowski não descartou investigação sobre a hipótese de ligação do crime organizado com as falsificações de bebidas alcóolicas, que têm levado a casos de intoxicação por metanol em diversas partes do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, negou que as contaminações por metanol em bebidas alcoólicas tenha relação com o crime organizado. O estado registra o maior número de casos e mortes.

Produtos para falsificação

O ministro disse ainda que o governo pretende aumentar o controle para sites que vendem rótulos, lacres, tampas e garrafas que servem para falsificação.

Segundo ele, a ação deve ser feita pela Secretaria Nacional do Consumidor, Ministério da Agricultura e Receita Federal.

Comitê de enfrentamento

O ministro Ricardo Lewandowski anunciou hoje criação de comitê, em parceria com a sociedade civil, para enfrentar os problemas das bebidas contaminadas por metanol. A ideia é planejar tanto ações repressivas, contra aqueles que atuaram na adulteração das bebidas, quanto protetivas para o setor de bebidas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O anúncio ocorreu após reunião com representantes do setor de bebidas.

De acordo com o ministro, o comitê será informal para troca de informações sobre boas práticas e anúncios das providências tomadas, tanto pelo setor público quanto pelo privado, visando a uma solução rápida para problema.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Acordo de delação de Daniel Vorcaro entra em semana decisiva de negociações

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Para relator, pressão dos EUA a Pix deve ajudar a votar PEC do BC na próxima semana

VÍDEO: Turista se arrisca ao pular próximo às quedas das Cataratas do Iguaçu para buscar celular

VÍDEO: Ponte de R$ 36 milhões desaba no Acre e deixa quatro feridos

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 32 milhões neste sábado

Últimas notícias

Nunes Marques suspende divulgação de pesquisa que apontou queda de Flávio Bolsonaro

Adolescente de 14 anos é flagrado dirigindo caminhão carregado na BR-381

Ibovespa cai pela 8ª semana seguida e preocupa mercado

Vetor Sul de BH: ninguém defende só alargar vias; o que se cobra é planejamento, coragem e respeito à vida humana

Tarantino detona Hollywood e indica filme da Netflix

IA não substitui médicos, reduz atritos no trabalho

Minerais críticos: o tesouro que o Brasil não explora

Pressão no agro pode elevar inflação dos alimentos

Desafio de Mateus Simões vai além da sucessão