PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

SP registra aumento de mortes e de casos confirmados por intoxicação por metanol

Siga no

Fiscalização foi intensificada em fábricas de bebidas alcoólicas em todo Brasil - (Divulgação Polícia civil/RJ)

Compartilhar matéria

O Estado de São Paulo registrou, nessa terça-feira, aumento no número de mortes confirmadas por intoxicação por metanol, além de crescimento na quantidade de casos positivos para o uso da substância.

Um novo balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que o Estado registra três óbitos e 18 confirmações de contaminação por metanol – três casos a mais em relação ao levantamento anterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

São 176 casos no total, com 158 em investigação – incluindo sete óbitos que estão em análise. Segundo dados do governo, 38 ocorrências foram descartadas após os exames não apontarem contaminação por metanol, e outras 35 começaram a ser investigadas.

A terceira morte no Estado é a de Bruna de Souza Araújo, de 30 anos. Ela estava internada em um hospital municipal de São Bernardo do Campo desde o final do mês passado.

Após o agravamento do estado de saúde de Bruna, na última sexta-feira, 3, médicos abriram o protocolo para confirmar a morte encefálica da jovem. O óbito foi confirmado pela administração municipal na noite da segunda-feira e incluído no balanço mais recente do governo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As amostras de sangue e urina coletadas em casos suspeitos estão sendo analisadas pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (Latof), do Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

De acordo com o governo, o método usado para a análise e identificação do metanol nas amostras pode levar até uma hora. Para o tratamento dos pacientes, a SES informa que disponibilizou 2 mil novas ampolas de álcool etílico absoluto, utilizadas na desintoxicação.

Prisões e interdições

Até o momento, 42 pessoas foram presas em São Paulo em operações contra esquemas de adulteração de bebidas desde o início do ano. Desse total, 21 foram detidas nesta semana.

Em relação ao número de estabelecimentos, 11 – sendo sete na capital – foram interditados sob suspeita de comercializar bebidas adulteradas. Um deles foi desinterditado parcialmente pela Justiça e pela Vigilância Sanitária do Município, mas continua proibido de vender destilados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Inscrições do Enem 2026 são prorrogadas até 12 de junho

Lava Jato: juiz condena a até 14 anos de prisão executivos por fraude em licitações

Google Wallet libera cadastro de passaporte digital no Brasil; veja como fazer

Lula sanciona lei da CNH automática para bons condutores; veja as novas regras

Pix e Zelle: entenda as diferenças entre os sistemas de pagamento instantâneo do Brasil e dos EUA

Inscrições para o Enem 2026 terminam hoje; veja como garantir sua participação

Últimas notícias

PF estuda incluir Vorcaro na ‘difusão prateada’ da Interpol para rastrear dinheiro no exterior

Governo destaca queda do desmatamento e ampliação de áreas protegidas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Reprecificação de juros nos EUA derruba Ibovespa abaixo de 170 mil pontos; dólar sobe a R$ 5,15

Na Semana do Clima, ministro Eloy Terena defende novo olhar sobre rios, florestas e territórios

Fachin nega suspeição de Kassio para decidir sobre CPI do Master

Petróleo fecha em queda com dólar forte, mas sobe na semana de olho em tensões no Oriente Médio

Brasil x Egito: onde assistir último amistoso da Seleção antes da Copa 

Marcelo de Souza e Silva se reúne com Álvaro Damião e discute agenda estratégica para BH

Janones diz que parlamentares pediram investigação nos EUA sobre recursos ligados a filme de Bolsonaro