‘Codemig vai dar o tom da privatização de Cemig e Copasa’, diz Tadeu Leite sobre Propag

Por

Marcelle Fernandes

Siga no

Tadeu Leite, presidente da ALMG. (Créditos: Reprodução 98 News)

Compartilhar matéria

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (MDB), afirmou nesta quinta-feira (22/5) que a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) é o ativo mais valioso que Minas Gerais tem para abatimento da dívida do estado com a União. Segundo ele, a federalização dessa estatal pode ser um caminho por meio do Propag (Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados).

“Estamos falando de uma dívida de R$ 170 bilhões e precisamos enxergar quanto vamos conseguir dar de amortização, que chegue a um montante de 20% do valor, para saber qual vai ser a parcela da dívida que vai ficar para o estado. O pagamento dessa entrada vai ter que ser por meio de ativos, possivelmente as estatais”, disse Tadeu Leite.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na avaliação de Tadeu, a análise da Codemig como ativo passível de federalização vai dar o tom do restante da discussão. “Se a Codemig conseguir atingir os 20%, não precisamos falar de mais nada. Agora, se ela não atingir, nós temos que continuar trabalhando com imóveis das outras empresas e outras possibilidades que podem existir”, explicou.

Segundo o deputado, dos 14 projetos do Propag que vão ser analisados pelos deputados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALMG, três projetos tratam da federalização da Codemig.

Sobre a possível federalização de Cemig e Copasa, Tadeu Leite falou que é preciso ter um pouco mais de cautela porque são empresas que prestam serviço à população.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu não vejo problema em privatizar. A minha preocupação é como é que vai chegar o serviço à população e qual vai ser o custo do serviço para as pessoas. Essa é uma discussão que vamos ter com muita maturidade, com muita transparência, mas também entendendo que nós temos nesse momento a oportunidade, talvez a mais importante que Minas Gerais já teve dos últimos 20 anos, de tentar resolver esse problema da dívida”, ponderou.

‘Maioria dos deputados é a favor do Propag’

Tadeu Leite ainda afirmou que a grande maioria dos deputados é a favor da adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados.

“Ninguém, nem a oposição, é contra o Propag. Eu acho que a maioria dos deputados da Assembleia são a favor do Propag, porque todo mundo enxerga que é um modelo muito melhor do que o Regime de Recuperação Fiscal”, disse Tadeuzinho.

Os projetos de lei que compõem a proposta do Propag vão começar a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na próxima semana.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Defesa Civil mantém suspensão de simulado de rompimento de barragem, mesmo após parecer favorável do MP

Economista avalia decisão do Copom: manutenção da Selic deve ser longa

Problemas no transporte de malas causa transtorno no Aeroporto de Confins

Queimadas na Mata Atlântica em MG têm aumento de mais de 260%

Tarifa do metrô de BH sobe para R$ 5,80 a partir de julho

Prouni 2025: MEC publica edital de inscrição para segundo semestre

Últimas notícias

Ex-Galo, Eduardo Vargas acerta rescisão com o Nacional

Flagrado: Fiat Fastback 2026 T200 aparece antes da estreia oficial e mais simples

Mamonas Assassinas 30 anos: as origens do grupo que conquistou o Brasil

Pedro Lourenço revela pedidos de Leonardo Jardim por reforços

Santos e Neymar acertam renovação por mais seis meses

Lucas Silva se reapresenta antes do elenco e inicia treinos na Toca

De folga? Só que não! Lyanco se reapresenta antes do previsto no Galo

Caminhão bate em árvore, arranca fiação e deixa moradores do bairro Sagrada Família sem luz

Em acareação, Braga Netto chama Cid de ‘mentiroso’, diz advogado