Treze militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vão integrar a força-tarefa brasileira que será enviada à Venezuela, nesta sexta-feira (26/6) para atuar nas regiões afetadas pelos terremotos registrados no país. A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, e reúne equipes de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Os bombeiros mineiros pertencem ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, especializado em grandes ocorrências. A equipe brasileira vai contar com profissionais treinados em busca e salvamento urbano, atendimento pré-hospitalar, logística, gestão operacional e apoio humanitário.
Segundo o governo brasileiro, os militares atuarão principalmente nas regiões de Caracas e La Guaira, onde houve desabamento de edificações, interrupção de serviços essenciais e necessidade de reforço nas operações de resgate.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já atuou em missões humanitárias internacionais em países como Haiti, Moçambique e Turquia, além de operações em grandes desastres no Brasil.