O Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), fechou quatro postos de combustíveis na tarde desta quinta-feira (3), em Belo Horizonte.
Os estabelecimentos pertencem a uma mesma rede, e foram alvo de operação que investiga a venda de combustível adulterado no município. A ação do Procon-MG contou com a parceira da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e acontece após análise técnica de amostras de combustíveis — recolhidas pelo Procon e encaminhadas ao Laboratório de Ensaios de Combustíveis da UFMG (LEC/UFMG).
Os estudos da UFMG apontaram adulteração dos combustíveis por adição de solventes. Mistura, além de ilegal, pode gerar prejuízos ao motor, com perda de desempenho do veículo, aumento do consumo, risco à segurança e impacto ambiental.
Os postos foram fechados por prazo indeterminado — até que seja comprovada a adequação do combustível vendido às normas vigentes. Foi aberto, ainda, processo administrativo para cada um dos fornecedores notificados, que têm 10 dias úteis para apresentar suas defesas.
Veja a lista dos postos interditados:
1. CCC GÁS VEICULAR LTDA.
Endereço: Avenida Sebastião de Brito, nº 1037, bairro Dona Clara.
2. POSTO AVENIDA LTDA.
Endereço: Avenida Amazonas, nº 9248, bairro Glalija.
3. COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS MILÊNIO LTDA.
Endereço na rua Padre Pedro Pinto, nº 2745, bairro Letícia.
4. POSTO REVENDEDOR MANTIQUEIRA
Endereço: Avenida Vilarinho, n° 5100, bairro Mantiqueira.