Durante discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta quarta-feira (24/9), o presidente Lula afirmou que a Conferência das Partes (COP 30), prevista para ocorrer em Belém, será a “COP da Verdade”. Segundo ele, a reunião terá que decidir se líderes e chefes de Estado confiam ou não na ciência para enfrentar a iminente crise climática.
Lula ressaltou que a falta de ação dos governos diante das evidências científicas pode minar a confiança da sociedade em seus líderes. “Se não tomarmos decisão, a sociedade vai parar de acreditar nos seus líderes”, afirmou. Conforme o presidente brasileiro, o descrédito pode afetar a política, o multilateralismo e a própria democracia.
O brasileiro alertou ainda para os riscos do negacionismo climático. “Ao invés de fortalecermos a luta contra o aquecimento global, vamos ajudar o descrédito, e todos nós perderemos porque o negacionismo poderá vencer”, disse, reforçando a urgência de medidas concretas para reduzir os impactos do aquecimento global.
Ao concluir a fala, Lula colocou a responsabilidade sobre os participantes da COP 30 e fez um apelo à colaboração internacional. “A bola está com a COP 30 de Belém e eu espero contar com todos vocês”, declarou.
O evento, que reunirá líderes de diferentes países em novembro, tratará de metas de redução de emissões, financiamento climático e estratégias de adaptação.