A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta nesta segunda-feira (22/9) sobre a possibilidade de fortes temporais em diversas regiões de Minas Gerais. O aviso, válido até quarta, inclui risco de chuvas intensas, rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h e ocorrência de granizo em alguns pontos do estado.
Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a passagem de uma frente fria é responsável por provocar instabilidade e gerar condições adversas. O fenômeno já atinge estados do Sul e Sudeste do país.
A previsão indica que as chuvas mais fortes se concentram no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Central, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Campo das Vertentes, Zona da Mata e Noroeste.
Para terça-feira (23/9), a instabilidade avança para o Norte, Oeste e Vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, enquanto o Noroeste segue com risco de granizo. Na quarta-feira (24/9), as pancadas de chuva permanecem em boa parte do estado, com destaque para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
As temperaturas variam entre mínimas de 16°C, principalmente no Sul de Minas, e máximas que podem chegar a 37°C no Norte. Na RMBH, a máxima prevista é de 24°C.
Previna-se
- Evite sair de um local seguro durante as chuvas. Aguarde a intensidade diminuir ou a chuva parar;
- Mantenha-se atento aos níveis da água. Procure um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento do nível;
- Não deixe crianças brincarem na chuva ou em enxurradas. Há risco de doenças e acidentes;
- Se for levado pelas águas, procure agarrar-se em algo que flutue;
- Não se arrisque em atravessar as ruas e áreas alagadas a pé ou com veículos;
- Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios. Busque abrigo em veículos ou edificações;
- Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível;
- Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos;
- Se sua casa apresentar trincas ou outras alterações estruturais, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (telefone 193) e a Defesa Civil do seu município (telefone 199) para avaliar o imóvel, antes do retorno à casa. Somente retorne se as águas baixarem e o caminho estiver seguro;
- Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.
Com Agência Minas