PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Acordo entre Itaminas e Porto Sudeste prevê geração de empregos imediatos na mineração

Siga no

(Foto: Divulgação/porto Sudeste)

Compartilhar matéria

O acordo inédito entre a mineradora Itaminas e a Porto Sudeste para venda direta de minério a compradores internacionais, firmado nessa segunda-feira (7/4), vai permitir aumentar a produção em 8 milhões de toneladas e a geração de empregos imediatos na indústria da mineração em Minas.

A afirmação é do CEO da Itaminas, Thiago Toscano, que vê a parceria como uma oportunidade para o desenvolvimento do setor mineral do estado a partir da negociação direta com possíveis investidores de outros países.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esses investimentos preveem a abertura de mais 300 novos empregos imediatos, mais os empregos indiretos gerados durante as obras. Temos a previsão de ter 2 mil pessoas trabalhando na Itaminas durante o período das próximas obras. E no momento em que a gente conseguir atingir essa qualidade do minério, concluir esses investimentos com a abertura do porto, certamente vamos buscar novos mercados”, afirmou Toscano.

Aumento da produção de minério

O CEO destacou ainda que a mineradora garantiu uma licença ambiental para 15 milhões de toneladas, a segunda maior da região no estado, para amplificar a capacidade logística.

“A Itaminas tem hoje uma licença de 15 milhões de toneladas de produção, que é a segunda maior do quadrilátero ferrífero sozinho. Isso significa que vamos produzir este ano, cerca de 8 milhões de toneladas de minério. Então, temos espaço para praticamente dobrar a produção nos próximos 10 anos”, acrescentou Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda segundo o diretor, o acordo estratégico com a Porto Sudeste vai impulsionar a qualidade do minério para atender indústrias siderúrgicas no processo de descarbonização, e para aumentar a produção da mina localizada no município de Sarzedo, na Região Metropolitana de BH.

Expansão do mercado

Toscano contou ainda que a parceria vai impactar também as empresas internacionais, sejam elas siderúrgicas ou compradores de minério, que agora vão ter a opção de comprar diretamente de mais uma mineradora.

“Essa parceria estratégica supera o problema do acesso aos portos do Brasil, e permite que a Itaminas negocie diretamente com traders e siderúrgicas internacionais. Até então, tínhamos que negociar com outras empresas envolvidas no comércio de minério e de uso de portos”, explicou Thiago Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

Ministério de Portos e Aeroportos e BNDES assinam liberação de R$ 4 bi do Fnac para aéreas

Brasil cria 85,8 mil vagas de trabalho em novembro

Dívida do Governo Geral sobe para 79% do PIB em novembro

Brasil tem a menor taxa de desemprego desde 2012

Governo Central tem rombo de R$ 20 bi em novembro

Inflação recua em Belo Horizonte na terceira prévia de dezembro

Últimas notícias

Isiah Whitlock Jr., o Clay Davis de The Wire, morre aos 71 anos

Trânsito na Serra do Cipó obriga reforço emergencial

Bolsonaro segue internado após terceira cirurgia para conter quadro de soluços

Guinness reconhece o réveillon do Rio como o maior do mundo

Daniel Vorcaro depõe por 3h à PF no caso Banco Master

Defesa Civil emite alerta de granizo em BH pelo segundo dia seguido

BH ganha 102 novos radares para fiscalizar avanço de sinal e faixas exclusivas

PF diz que passaporte de Augusto Heleno não foi entregue; defesa contesta versão

Os brasileiros terão dez feriados em 2026 e apenas um será no fim de semana