PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Acordo entre Itaminas e Porto Sudeste prevê geração de empregos imediatos na mineração

Siga no

(Foto: Divulgação/porto Sudeste)

Compartilhar matéria

O acordo inédito entre a mineradora Itaminas e a Porto Sudeste para venda direta de minério a compradores internacionais, firmado nessa segunda-feira (7/4), vai permitir aumentar a produção em 8 milhões de toneladas e a geração de empregos imediatos na indústria da mineração em Minas.

A afirmação é do CEO da Itaminas, Thiago Toscano, que vê a parceria como uma oportunidade para o desenvolvimento do setor mineral do estado a partir da negociação direta com possíveis investidores de outros países.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esses investimentos preveem a abertura de mais 300 novos empregos imediatos, mais os empregos indiretos gerados durante as obras. Temos a previsão de ter 2 mil pessoas trabalhando na Itaminas durante o período das próximas obras. E no momento em que a gente conseguir atingir essa qualidade do minério, concluir esses investimentos com a abertura do porto, certamente vamos buscar novos mercados”, afirmou Toscano.

Aumento da produção de minério

O CEO destacou ainda que a mineradora garantiu uma licença ambiental para 15 milhões de toneladas, a segunda maior da região no estado, para amplificar a capacidade logística.

“A Itaminas tem hoje uma licença de 15 milhões de toneladas de produção, que é a segunda maior do quadrilátero ferrífero sozinho. Isso significa que vamos produzir este ano, cerca de 8 milhões de toneladas de minério. Então, temos espaço para praticamente dobrar a produção nos próximos 10 anos”, acrescentou Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda segundo o diretor, o acordo estratégico com a Porto Sudeste vai impulsionar a qualidade do minério para atender indústrias siderúrgicas no processo de descarbonização, e para aumentar a produção da mina localizada no município de Sarzedo, na Região Metropolitana de BH.

Expansão do mercado

Toscano contou ainda que a parceria vai impactar também as empresas internacionais, sejam elas siderúrgicas ou compradores de minério, que agora vão ter a opção de comprar diretamente de mais uma mineradora.

“Essa parceria estratégica supera o problema do acesso aos portos do Brasil, e permite que a Itaminas negocie diretamente com traders e siderúrgicas internacionais. Até então, tínhamos que negociar com outras empresas envolvidas no comércio de minério e de uso de portos”, explicou Thiago Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

FIEMG vê avanço em acordo Mercosul-UE e cita necessidade de avaliação do impacto na indústria

CNI: Brasil acessará 36% do comércio global com acordo UE-Mercosul

Mercosul-UE assinam acordo após quase 26 anos de negociação

Von der Leyen: Acordo irá criar empregos, oportunidades e prosperidade em ambos os lados

FGC inicia pagamento de CDB’S a credores do Banco Master

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial neste sábado

Últimas notícias

Trump convida Lula para ‘Conselho de Paz’ para Faixa de Gaza

Jonas conquista a primeira Prova do Anjo do BBB 26

Cruzeiro conhece adversário da próxima fase da Copinha

Defesa Civil emite alerta de granizo para Belo Horizonte

Gilmar Mendes rejeita pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro

Carreta com milho tomba no Anel Rodoviário e interdita trânsito no sentido Vitória

Atlético enfrenta o Tombense com estreia de titulares e de reforços; saiba onde assistir

Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19

Sábado deve ter chuva moderada e rajadas de vento em BH