PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Acordo entre Itaminas e Porto Sudeste prevê geração de empregos imediatos na mineração

Siga no

(Foto: Divulgação/porto Sudeste)

Compartilhar matéria

O acordo inédito entre a mineradora Itaminas e a Porto Sudeste para venda direta de minério a compradores internacionais, firmado nessa segunda-feira (7/4), vai permitir aumentar a produção em 8 milhões de toneladas e a geração de empregos imediatos na indústria da mineração em Minas.

A afirmação é do CEO da Itaminas, Thiago Toscano, que vê a parceria como uma oportunidade para o desenvolvimento do setor mineral do estado a partir da negociação direta com possíveis investidores de outros países.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esses investimentos preveem a abertura de mais 300 novos empregos imediatos, mais os empregos indiretos gerados durante as obras. Temos a previsão de ter 2 mil pessoas trabalhando na Itaminas durante o período das próximas obras. E no momento em que a gente conseguir atingir essa qualidade do minério, concluir esses investimentos com a abertura do porto, certamente vamos buscar novos mercados”, afirmou Toscano.

Aumento da produção de minério

O CEO destacou ainda que a mineradora garantiu uma licença ambiental para 15 milhões de toneladas, a segunda maior da região no estado, para amplificar a capacidade logística.

“A Itaminas tem hoje uma licença de 15 milhões de toneladas de produção, que é a segunda maior do quadrilátero ferrífero sozinho. Isso significa que vamos produzir este ano, cerca de 8 milhões de toneladas de minério. Então, temos espaço para praticamente dobrar a produção nos próximos 10 anos”, acrescentou Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda segundo o diretor, o acordo estratégico com a Porto Sudeste vai impulsionar a qualidade do minério para atender indústrias siderúrgicas no processo de descarbonização, e para aumentar a produção da mina localizada no município de Sarzedo, na Região Metropolitana de BH.

Expansão do mercado

Toscano contou ainda que a parceria vai impactar também as empresas internacionais, sejam elas siderúrgicas ou compradores de minério, que agora vão ter a opção de comprar diretamente de mais uma mineradora.

“Essa parceria estratégica supera o problema do acesso aos portos do Brasil, e permite que a Itaminas negocie diretamente com traders e siderúrgicas internacionais. Até então, tínhamos que negociar com outras empresas envolvidas no comércio de minério e de uso de portos”, explicou Thiago Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

Macron diz que vai votar contra acordo entre União Europeia e Mercosul

Indústria mantém estabilidade desde abril de 2025, diz IBGE

Cesta básica fica mais cara em 17 capitais em dezembro

Caso Master: relator do TCU recua e paralisa pedido de inspeção ao Banco Central

Minas Gerais se consolida como terceiro maior mercado de veículos eletrificados do país em 2025

Com tarifaço de Trump, exportações para EUA caem 6,6% em 2025

Últimas notícias

PBH restringe obras e eventos durante o Carnaval; entenda

Dirigente revela o que falta para a renovação de Matheus Pereira no Cruzeiro

Brasil envia 40 toneladas de insumos para pacientes de diálise na Venezuela

Pedro Junio confirma acerto por Gerson e dá detalhes do contrato com o Cruzeiro

Big Day: participantes do BBB 26 serão relevados nesta sexta (9/1); veja os nomes mais cotados

Conciliação entre Kalil e MPMG fracassa, e ação por suposto nepotismo avança

Cruzeiro define chegada de Gerson a BH, com avião cedido por Pedro Lourenço

Teste de vacina em Nova Lima e biofábrica: Minas intensifica combate à dengue

Maycon se diz ‘preparado’ para jogar e revela como pode ajudar o Atlético