PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Acordo entre Itaminas e Porto Sudeste prevê geração de empregos imediatos na mineração

Siga no

(Foto: Divulgação/porto Sudeste)

Compartilhar matéria

O acordo inédito entre a mineradora Itaminas e a Porto Sudeste para venda direta de minério a compradores internacionais, firmado nessa segunda-feira (7/4), vai permitir aumentar a produção em 8 milhões de toneladas e a geração de empregos imediatos na indústria da mineração em Minas.

A afirmação é do CEO da Itaminas, Thiago Toscano, que vê a parceria como uma oportunidade para o desenvolvimento do setor mineral do estado a partir da negociação direta com possíveis investidores de outros países.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esses investimentos preveem a abertura de mais 300 novos empregos imediatos, mais os empregos indiretos gerados durante as obras. Temos a previsão de ter 2 mil pessoas trabalhando na Itaminas durante o período das próximas obras. E no momento em que a gente conseguir atingir essa qualidade do minério, concluir esses investimentos com a abertura do porto, certamente vamos buscar novos mercados”, afirmou Toscano.

Aumento da produção de minério

O CEO destacou ainda que a mineradora garantiu uma licença ambiental para 15 milhões de toneladas, a segunda maior da região no estado, para amplificar a capacidade logística.

“A Itaminas tem hoje uma licença de 15 milhões de toneladas de produção, que é a segunda maior do quadrilátero ferrífero sozinho. Isso significa que vamos produzir este ano, cerca de 8 milhões de toneladas de minério. Então, temos espaço para praticamente dobrar a produção nos próximos 10 anos”, acrescentou Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda segundo o diretor, o acordo estratégico com a Porto Sudeste vai impulsionar a qualidade do minério para atender indústrias siderúrgicas no processo de descarbonização, e para aumentar a produção da mina localizada no município de Sarzedo, na Região Metropolitana de BH.

Expansão do mercado

Toscano contou ainda que a parceria vai impactar também as empresas internacionais, sejam elas siderúrgicas ou compradores de minério, que agora vão ter a opção de comprar diretamente de mais uma mineradora.

“Essa parceria estratégica supera o problema do acesso aos portos do Brasil, e permite que a Itaminas negocie diretamente com traders e siderúrgicas internacionais. Até então, tínhamos que negociar com outras empresas envolvidas no comércio de minério e de uso de portos”, explicou Thiago Toscano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

Localiza fecha acordo com BYD para compra de 10 mil veículos

Bolsa volta a bater recorde e encosta nos 190 mil pontos

Indústria mineira cresce acima da média nacional em 2025, apesar de queda em dezembro

Correios vão leiloar unidades sem uso; prédio em BH chega a R$ 8,3 milhões

Hotéis de BH registram quase 100% de ocupação para o Carnaval

Bolsa bate recorde e aproxima-se dos 186 mil pontos

Últimas notícias

Edilson Capetinha é expulso do BBB26 por agressão a Leandro ‘Boneco’

O Brasil do Carnaval: o povo nas ruas, a política no bloco e a economia de abadá

Copasa distribui água e glitter biodegradável no Carnaval de BH; veja locais

PM mobiliza efetivo total para fazer a segurança do Carnaval

Sol, 31°C e tempo firme: sábado de Carnaval promete calor e céu aberto em BH

Trânsito em BH tem ruas fechadas para o Carnaval; veja os locais

‘Então, Brilha’ abre o fim de semana de Carnaval em BH; veja as fotos

Gilberto Gil se emociona com homenagem em camarote onde Preta Gil passou último Carnaval

Cruzeiro enfrenta URT para confirmar classificação para as semifinais do Mineiro; saiba onde assistir