PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Siga no

A carta teve como destinatários o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante de Comércio, Jamieson Greer (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços enviaram uma carta ao governo dos Estados Unidos na qual manifestam “indignação” após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados àquele país.

Assinada pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin; e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a carta teve como destinatários o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante de Comércio, Jamieson Greer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O governo brasileiro manifesta sua indignação com o anúncio, feito em 9 de julho, da imposição de tarifas de importação de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, a partir de 1° de agosto”, diz a carta.

O documento argumenta que a imposição das tarifas terá impacto “muito negativo em setores importantes de ambas as economias”, colocando em risco a parceria econômica histórica entre os dois países.

“Nos dois séculos de relacionamento bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos, o comércio provou ser um dos alicerces mais importantes da cooperação e da prosperidade entre as duas maiores economias das Américas”, ressalta o documento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A carta reitera a boa fé do Brasil nos diálogos com as autoridades norte-americanas, na busca pelo aprimoramento do comércio bilateral, “apesar de o Brasil acumular com os Estados Unidos grandes déficits comerciais tanto em bens quanto em serviços”. 

Nos últimos 15 anos, esse déficit é de aproximadamente US$ 410 bilhões, segundo dados do próprio governo norte-americano.

“Para fazer avançar essas negociações, o Brasil solicitou, em diversas ocasiões, que os EUA identificassem áreas específicas de preocupação para o governo norte-americano”, lembra as autoridades brasileiras na carta.

Minuta confidencial

A carta cita uma minuta confidencial de proposta enviada pelo governo brasileiro no dia 16 de maio de 2025, na qual são apresentadas áreas de negociação que poderiam ajudar na busca por uma solução que agrade os dois países.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O governo brasileiro ainda aguarda a resposta dos EUA à sua proposta”, ressalta o documento.

“Com base nessas considerações e à luz da urgência do tema, o governo do Brasil reitera seu interesse em receber comentários do governo dos EUA sobre a proposta brasileira. O Brasil permanece pronto para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral”, afirma a carta.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Dia de São João: quem foi o santo e onde 24 de junho é feriado

Operação mira esquema de descontos irregulares em benefícios de aposentados do DF

Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2026 nesta terça

Ex-advogada de Bolsonaro vai se casar com Thiago Brennand, condenado por estupro

PF mira Banco Digimais e pede bloqueio de R$ 670 milhões de Edir Macedo

Enem 2026: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta segunda (22)

Últimas notícias

Grupo Maria Cutia apresenta ‘Auto da Compadecida’ no Cine Theatro Brasil, em BH

Justiça dos EUA aceita Brasil em ação contra Moraes e suspende possível revelia

Pedreiro que teve perna amputada será indenizado pela Prefeitura de BH

Ibovespa sobe e juros futuros caem no dia

Jan Gehl e o urbanismo focado nas pessoas

Alerta falso da Defesa Civil gera debate no Brasil

Granizo causa prejuízo a cafeicultores no Sul de MG

Governo injeta R$ 5 bi em companhias aéreas

Inflação de alimentos volta a pressionar famílias