Siga no

Eduardo Coutinho esteve na 98 News nesta segunda-feira (98 News/Reprodução)

Eduardo Coutinho esteve na 98 News nesta segunda-feira (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

Com o avanço do inverno, o aumento das tarifas de energia e o risco de permanência da bandeira vermelha, muitos mineiros têm buscado alternativas para reduzir o valor da conta de luz. Uma das opções que vem ganhando espaço no estado é a chamada energia solar por assinatura.

O modelo permite ao consumidor economizar sem a necessidade de instalar placas solares em casa ou no comércio e sem o alto investimento inicial. Diretor comercial da AXS Energia, Eduardo Coutinho falou sobre a alternativa em entrevista à 98 News nesta segunda-feira (30/6).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É uma forma prática e econômica de usar energia limpa sem nenhuma instalação na sua casa, no comércio ou na empresa. E o melhor de tudo, não tem obras, não tem burocracia e não tem fidelidade também para o cliente, ele pode entrar e sair a qualquer momento”, explica Eduardo.

De acordo com ele, o modelo funciona a partir da conexão de usinas solares à rede de distribuição da concessionária local, como a Cemig, no caso de Minas Gerais. Dessa forma, qualquer unidade consumidora da Cemig, seja na capital ou no interior, pode ser beneficiada. “Independente da usina estar no sul, no norte ou na Grande BH, ela conectada na Cemig pode atender qualquer município”, detalha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O mercado de geração distribuída no Brasil, que envolve usinas de pequeno porte conectadas à rede, ainda representa apenas 8% do total de unidades consumidoras do país. Por isso, o setor enxerga grande potencial de crescimento nos próximos anos. A tecnologia está disponível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, com a única limitação para consumidores de alta tensão, como grandes indústrias, que já são atendidos pelo Mercado Livre de Energia.

Além da economia, o modelo também contribui para a sustentabilidade. “Além de produzir energia limpa, o cliente consegue acompanhar o quanto está consumindo, os créditos gerados e a economia na conta de luz. A gente também fornece dados sobre a redução de emissão de gases que causam efeito estufa. Ou seja, além de economizar, o assinante participa dessa mudança importante para um futuro melhor para o nosso país”, ressalta o diretor da AXS.

Eduardo também destaca que o Brasil ainda tem espaço para o fortalecimento de empresas nacionais no setor. A AXS Energia, por exemplo, integra um grupo de Florianópolis que atua há mais de 40 anos na construção de usinas solares e projetos de energia renovável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O grupo acredita que a energia renovável vem crescendo muito no país e no mundo. E esse é um caminho que vai gerar muitas oportunidades, tanto para nós quanto para os consumidores”, afirma.

Sobre o futuro do setor, ele explica que, por enquanto, o modelo continuará dependendo da infraestrutura das concessionárias, como a Cemig, para a transmissão da energia.

“O cliente não tem nenhuma alteração. Ele continua recebendo a energia pelos meios normais da concessionária, só que agora é uma energia limpa, renovável e que gera economia na conta”, conclui Eduardo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Rompimento de adutora destrói Câmara de Nova Lima

Em visita a Contagem, Alexandre Padilha anuncia R$ 96 milhões para cardiologia do município

Trump anuncia tarifa de 30% sobre importações da União Europeia e México

Parlamentares acionam STF para manter derrubada do aumento do IOF

Frio predomina em BH neste sábado; confira a previsão do tempo

Após ser cancelada em BH, etapa da Stock Car é transferida para Curvelo

Últimas notícias

Atlético leva gol no último lance e é derrotado pelo Bahia na volta do Brasileirão

Atenção, motoristas! BH tem ao menos quatro alterações no trânsito neste fim de semana

Arraial de Belô traz ‘movimentação econômica’ e alegria para BH, diz presidente da CDL

Tarifas sobre produtos brasileiros podem prejudicar importação americana, explica especialista

Comissão técnica do Atlético corta Fausto Vera do duelo contra o Bahia

Elvis Presley: curta o Dia Mundial do Rock ao lado do Rei

Lula ironiza Donald Trump, Eduardo e chama Jair Bolsonaro de ‘coisa covarde’

Damião diz que Câmara deve ser independente: ‘não pode fazer política’

Banda Viper retorna a Belo Horizonte pela primeira vez com nova formação