PUBLICIDADE

‘Do brejo ao pódio’; Minas é destaque no Comida di Buteco 2025

Siga no

Prato leva costela recheada, casqueirada na brasa com mandioca cremosa na manteiga, vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon (Damille Barros/Divulgação)

Compartilhar matéria

A vaca mineira foi parar no pódio da etapa nacional do Comida di Buteco 2025. É isso mesmo! É que o prato mineiro “a vaca foi pro brejo”, do Nunes Bar e Restaurante, localizado em Ipatinga, no Vale do Aço, conquistou o terceiro lugar geral da atual edição do concurso gastronômico. Os resultados foram divulgados na página oficial do evento nessa terça-feira (1°/6).

Neste ano, o Nunes Bar entrou na disputa com um prato formado por churrasco e acompanhamentos. “A vaca foi pro brejo” leva costela recheada, casqueirada na brasa com mandioca cremosa na manteiga, vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O primeiro lugar da etapa nacional do Comida di Buteco 2025 ficou com um concorrente de Belém do Pará. O “capitão do sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita”, do restaurante Confraria do Fraga, “papou” o título numa combinação de carne-de-sol suína, baião-de-dois, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro-verde, tudo empanado em cuscuz de chicória.

Já o segundo lugar foi para o “joelhinho à pururuca” do Bar do Durante, de Campinas, em São Paulo. O prato leva joelho de porco defumado à pururuca, mandioca cozida e manteiga de garrafa.

A final do Comida di Buteco ocorreu em São Paulo na noite dessa terça-feira (1°/7) e reuniu os campeões regionais dos 27 circuitos no país. A escolha ficou por conta de um júri técnico formado por especialistas de diversos estados, que avaliaram os pratos com base em critérios como sabor, atendimento, higiene e temperatura das bebidas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Campeões locais

Antes de avançar à etapa nacional do concurso, a aposta do Nunes Bar e Restaurante faturou o primeiro lugar da disputa regional do Comida di Buteco. Além da “vaca no brejo”, o pódio no Vale do Aço teve os pratos ‘Boteco não vive sem rádio, de uma rádio surgiu o boteco’, do Bar Galpão, na segunda colocação, e o ‘Brigadeiro di Buteco’, do Caladinho Bar, na terceira.

Em Belo Horizonte, o campeão da disputa local do concurso gastronômico foi o prato ‘Vaca Faladeira’, do bar Espetinhos do Paulão, pela segunda vez seguida. O petisco é formado por língua de boi recheada com bacon e cenoura ao molho madeira. No ano passado, o estabelecimento também faturou o primeiro lugar do Comida di Buteco em BH com o ‘Boi Bandido’, “amigo da vaca faladeira” que levava costela bovina.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Gastronomia

Fiemg não vê vantagens para a indústria com o fim das tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

Projeto que prevê tipo sanguíneo na identidade avança em Minas

MG apreende 182 mil litros de bebidas irregulares; ‘mineiros podem se sentir seguros’

Governo de Minas divulga data de pagamento do 13º salário dos servidores estaduais

Damião sanciona lei e professores de BH passam a ter meia-entrada em eventos na cidade

Prêmio Cumbucca celebra os sabores que movem Minas

Últimas notícias

Termina prazo e defesa de Bolsonaro não apresenta novos recursos; entenda próximos passos

Caso Brumadinho: TJMG realiza Audiência de Contextualização por atrasos e mais transparência

Caminhão arrasta fiação, derruba postes e danifica veículos em Contagem

Após críticas, Biel publica desabafo e pede desculpas à torcida do Atlético

Bairro Prado ganha painéis luminosos para alertar motoristas sobre alagamentos; saiba onde

Terça-feira deve ter mais chuva forte em BH; confira

Grandes eventos de Belo Horizonte serão obrigados a ter pontos de táxi

Damião publica lei que transforma BH na Capital da Corrida de Rua

Belo Horizonte ganha novos radares; veja onde estão