Você sabe o que é um Brewpub?

Por

Siga no

Acervo Pessoal | Heberth Nunes

Compartilhar matéria

O famoso Pub inglês é conhecido por nós como o tradicional bar do Reino Unido, mas, historicamente falando, a sua tradição é muito mais rica. Pub é a abreviação de Public House e esse estabelecimento tem sua origem em outras duas casas também conhecidas por comercializar bebidas, as tavernas e as pousadas.

As tavernas foram os primeiros restaurantes, com origem no Império Romano eram os locais que vendiam comida e vinho. Muitas cidades que faziam parte do império e que ficavam em territórios conquistados não tinham tradição de consumir vinho, nesses locais as tavernas funcionavam conforme as tradições da região e no lugar dos vinhos, muitas vezes, a bebida comercializada era a cerveja.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As pousadas surgiram nos mosteiros que forneciam comida e abrigo aos viajantes, estes também tinhas suas tradições cervejeiras. Ao mesmo tempo que as tavernas surgiram para o convívio da comunidade local as pousadas eram dedicadas às pessoas que estavam de passagem e, ao longo da Idade Média, as duas casas foram agregando características umas das outras.

No Reino Unido não foi diferente, as primeiras tavernas eram também o próprio lugar de produção da cerveja, eram chamadas de Ale Houses. Esses estabelecimentos eram as casas das Ale Wives, as mulheres cervejeiras que foram as principais personagens do nascimento da cultura cervejeira inglesa.

As casas que ofereciam boa comida e boa cerveja ficaram famosas e os viajantes passaram a procurar abrigo nesses locais e não nas pousadas. Naturalmente as Ale Houses se transformaram em Public Houses oferecendo também estadia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que hoje é chamado de Brewpub nada mais é que o resgate dos Pubs originais que fabricavam sua própria cerveja. Com a industrialização do final do século XIX a produção cervejeira migrou para as grandes fábricas e conglomerados industriais e somente com crescimento do movimento dos cervejeiros artesanais, já no século XX, que essa cultura de pequenos produtores locais começou a ser resgatado.

Aqui no Brasil não foi diferente, foi a cerveja artesanal que nos apresentou esse conceito de estabelecimento. Criado apenas em 2018 o PL475/2018 liberou a produção de cerveja em pequenas escalas dentro dos limites da cidade de Belo Horizonte. Antes disso as pequenas produções da bebida recebiam o mesmo tratamento das grandes indústrias e poderiam funcionar apenas em áreas industriais fora da cidade. Com a criação dessa Lei foram alteradas as regras que limitavam os pequenos produtores, desde então micro cervejarias podem ser instaladas também dentro dos seus bares em BH.

 

Um Brewpub muito legal na região da Pampulha.

O casal Eduardo Brasil, conhecido como Velho Brasa, e Márcia Brasil, são os dois personagens que estão à frente do Brewpub Velho Brasa. Localizado na região da Pampulha esse estabelecimento tem muita história para contar; inicialmente a cervejaria não ficava em BH por conta das restrições desse tipo de negócio.

Márcia e o Velho Brasa fazem parte do grupo de pessoas que tomou a frente e idealizou o projeto de Lei que permitiu existir Brewpubs na nossa capital. Quando ainda não eram permitidas micro cervejarias dentro dos limites da cidade a produção das suas cervejas acontecia em um galpão próximo à Pampulha, mas que ficava em um bairro pertencente à nossa vizinha Contagem.

Eduardo Brasil é descendente de Austríacos e Alemães, sua família tinha uma tradição muito legal, os homens produziam ótimas cervejas fermentadas em casa para homenagear as mulheres da família. Desde criança ele tinha contato com essas bebidas artesanais produzidas pelos avós e depois de adulto, quando teve contato com as primeiras cervejas importadas, surgiu a vontade de resgatar as tradições familiares.

Foi assim que ele entrou de cabeça no movimento cervejeiro artesanal e foi um dos precursores da nossa recente história cervejeira, suas primeiras criações aconteceram ainda no início dos anos 2000 quando ainda era muito difícil conseguir insumos. Criador de ótimas receitas o caminho natural foi montar uma cervejaria. Com projeto ousado o casal usou um galpão em Contagem para montar os equipamentos que serviam também para os amigos cervejeiros que acreditavam na ideia, agregar outros produtores foi uma ótima saída para adequar custos e otimizar o uso da fábrica.

A família tem suas raízes na Pampulha e desde o começo dessa história a vontade era produzir boas cervejas por ali. Participantes ativos na mudança da Lei, a aprovação da alteração pelo governo municipal em 2018 foi uma grande vitória e o próximo passo era ter o brewpub em Belo Horizonte.

Planejado com muito cuidado e carinho a nova casa nasceu em 2022, desde 2018 foi muito tempo dedicado para as devidas aprovações de projeto, para escolher o local ideal, para a construção dos equipamentos sob medida. Localizado na Avenida Altamiro Avelino Soares 1021 o Brewpub Velho Brasa tem 25 torneiras de chope com as produções próprias e de convidados que fazem parte dessa história incrível.

Foto: Acervo Pessoal | Heberth Nunes

A fábrica, que agora fica no mesmo local, também produz cervejas de vários amigos que estão juntos do projeto há muitos anos. Cervejas que valem a pena ser experimentadas:

  • Pilsen Iasbeck, homenagem à família Libanesa da esposa Márcia, é uma cerveja refrescante e muito saborosa.
  • Blond Cocada, uma Blond Ale com coco, inspirada em uma cerveja da cidade de Bruges na Bélgica que une a tradição do sabor das Ales belgas com o tropicalismo do coco brasileiro.
  • Green Abstract IPA, uma India Pale Ale  produzida conforme as tradições inglesas e que foi medalha de ouro no FICC de 2018, tem amargor presente sem perder o equilíbrio traz também sabores de malte levemente caramelizados e lúpulos refrescantes.
  • Rapa, uma Pale Ale com Rapadura, cerveja autoral incrível que o Velho Brasa guarda a receita à sete chaves, ela foi medalha de Ouro no festival Ouro Beer por votação popular. Tem boa presença de malte muito equilibrada com o amargor do lúpulo e tem o sabor da rapadura como o grande diferencial, traz o sabor desse ingrediente inusitado sem ser adocicada.

Além das maravilhosas cervejas duas outras produções próprias chamam a atenção, um chá preto gaseificado que é criação de um dos filhos do casal, e um drink feito com cerveja muito saboroso.

  • A Caipibreja tem: Cerveja Pilsen Iasbeck, cachaça, suco de limão, abacaxi e hortelã; a cerveja com muita carbonatação (muito gás carbônico) faz com que o drink seja muito frisante, parecendo um espumante, e combina muito bem com os sabores cítricos das frutas.

A casa também oferece um cardápio muito variado e de muita qualidade, as opções vão desde pratos e refeições a entradas, petiscos e sobremesas. Para tornar muito mais incrível a experiência os clientes comem e bebem essas ótimas opções praticamente dentro da fábrica de cerveja, talvez as pessoas tenham até a sorte de presenciar um final de produção e sentir o cheirinho gostoso do malte cozido.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Minas celebra seus queijos artesanais, orgulho do estado

BH ganha Festival do Arroz com pratos à base do grão em 20 restaurantes; veja a lista

De pamonha a mingau: cinco receitas mineiras para aproveitar o Dia Internacional do Milho

Jabuticaba é única fruta brasileira em lista das melhores do mundo; confira o ranking

Feirinha Aproxima terá edição especial no Dia Internacional da Mulher

‘Estado aumentou em 20 vezes o investimento em merenda escolar em Minas’, afirma Mateus Simões

Últimas notícias

Intimista Gourmet: O espaço perfeito para eventos que unem sofisticação e aconchego

Crise do IOF, alta da inadimplência e mais: especialista aponta dilemas econômicos no Brasil

Filme ‘A Rede Social 2’ é confirmado e vai abordar bastidores da Meta

‘Inimigo número 1 do Estado’: preso por tráfico desafia Justiça em audiência em Lavras

Zema confirma show da banda Imagine Dragons no Mineirão em outubro deste ano

Transporte de animais em ônibus intermunicipais de Minas terá novas regras a partir desta sexta

Após novela, Cristiano Ronaldo renova com clube saudita e segue com maior salário do mundo

Minas tem 171 vagas de emprego para pessoas com deficiência; saiba como se inscrever

Reajuste no metrô puxa aumento de tarifas integradas de ônibus na Grande BH