PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Governo de Minas anuncia a regulamentação do queijo cabacinha, do Vale do Jequitinhonha

Siga no

A medida do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai beneficiar 160 produtores da iguaria. (Foto: Cristiano Machado/Agência Minas)

Compartilhar matéria

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (15/5), no município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Cabacinha. A tradicional iguaria da região, que é patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais, passa a ter regulamento próprio, facilitando a comercialização formal e ampliação de mercados do produto artesanal.

A medida do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai beneficiar 160 produtores, que agora poderão vender formalmente esse típico queijo artesanal mineiro, abrindo novos horizontes de desenvolvimento e reconhecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A regulamentação significa valorização desse produto que faz parte da cultura de toda a região. O que nós pretendemos é valorizar aquilo que é a tradição de Minas, que é a produção de queijo, e o Cabacinha, até pelo formato, pelo sabor, é um dos mais diferenciados entre os produzidos aqui”, ressaltou o governador Romeu Zema.

“O Queijo Cabacinha é o 15º que tem essa caracterização em Minas Gerais. No meu governo, nós já mais dobramos esse número, que era de sete no início. Queremos que o Brasil e o mundo venham comprar esses queijos, que são sem igual”, concluiu Zema.

Benefícios

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Portaria n° 2.377 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que detalha a regulamentação, foi embasada pela pesquisa coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), com recursos de emenda parlamentar.

“Sem um regulamento próprio, era impossível aos produtores habilitar suas queijarias em qualquer sistema oficial de inspeção. Estamos dando mais um passo na valorização dos queijos artesanais de Minas e estimulando a geração de empregos e renda”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes.

A Seapa também lança hoje o Curso de Capacitação Digital em Boas Práticas de Produção e Fabricação, que estará disponível na plataforma Semear EAD da secretaria.

Queijo Cabacinha

A região caracterizada como produtora do Queijo Cabacinha abrange os municípios de Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Medina, Pedra Azul e Ponto dos Volantes. A produção anual está em torno de 214 toneladas, com presença significativa da agricultura familiar, que responde por mais de 90% das queijarias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O queijo, de herança cultural italiana do caciocavallo, é produzido artesanalmente a partir de leite cru, coalho e soro-fermento lácteo, sendo a massa pré-cozida e moldada manualmente no formato de cabaça, fruto da cabaceira.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Sabores de Minas conquistam o mundo e colocam o estado entre os melhores destinos de 2026

Zema autoriza novo concurso para o Corpo de Bombeiros com 342 vagas

Caminhão de minério tomba sobre carro e mata mulher na BR-262, em São Domingos do Prata

Foragido por tráfico é extraditado da Espanha e desembarca em Confins

PM reforça ações para coibir ‘rolezinhos do grau’ em Minas Gerais neste fim de ano

Acidente entre ônibus e carreta deixa três mortos na BR-365, no Norte de Minas

Últimas notícias

Primavera termina com chuva em Belo Horizonte; confira a previsão do tempo

Prefeitura de BH troca o comando da Belotur a menos de 2 meses para o Carnaval

Fausto Vera deixa o Atlético e é contratado pelo River Plate para a próxima temporada

Atlético investe R$ 10 milhões na Cidade do Galo e médico destaca força do DM

VÍDEO: Caminhão usa área de escape do Anel Rodoviário de BH nesta sexta-feira

Resenha da 98 reúne música, futebol e muita festa em sua 17ª edição; veja as fotos

Cometa 3I/ATLAS passa a menor distância da Terra nesta sexta-feira

Dallagnol paga indenização de R$ 146,8 mil a Lula por caso do PowerPoint

Maioria é contra decisão de Gilmar que dificulta impeachment de ministros do STF, aponta pesquisa Genial/Quaest