Ao vivo
Graffite Segunda a Sexta - 17h às 19h

A sua dose diária de bom humor.

Governo de Minas anuncia a regulamentação do queijo cabacinha, do Vale do Jequitinhonha

Siga no

A medida do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai beneficiar 160 produtores da iguaria. (Foto: Cristiano Machado/Agência Minas)

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (15/5), no município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Cabacinha. A tradicional iguaria da região, que é patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais, passa a ter regulamento próprio, facilitando a comercialização formal e ampliação de mercados do produto artesanal.

A medida do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai beneficiar 160 produtores, que agora poderão vender formalmente esse típico queijo artesanal mineiro, abrindo novos horizontes de desenvolvimento e reconhecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A regulamentação significa valorização desse produto que faz parte da cultura de toda a região. O que nós pretendemos é valorizar aquilo que é a tradição de Minas, que é a produção de queijo, e o Cabacinha, até pelo formato, pelo sabor, é um dos mais diferenciados entre os produzidos aqui”, ressaltou o governador Romeu Zema.

“O Queijo Cabacinha é o 15º que tem essa caracterização em Minas Gerais. No meu governo, nós já mais dobramos esse número, que era de sete no início. Queremos que o Brasil e o mundo venham comprar esses queijos, que são sem igual”, concluiu Zema.

Benefícios

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Portaria n° 2.377 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que detalha a regulamentação, foi embasada pela pesquisa coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), com recursos de emenda parlamentar.

“Sem um regulamento próprio, era impossível aos produtores habilitar suas queijarias em qualquer sistema oficial de inspeção. Estamos dando mais um passo na valorização dos queijos artesanais de Minas e estimulando a geração de empregos e renda”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes.

A Seapa também lança hoje o Curso de Capacitação Digital em Boas Práticas de Produção e Fabricação, que estará disponível na plataforma Semear EAD da secretaria.

Queijo Cabacinha

A região caracterizada como produtora do Queijo Cabacinha abrange os municípios de Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Medina, Pedra Azul e Ponto dos Volantes. A produção anual está em torno de 214 toneladas, com presença significativa da agricultura familiar, que responde por mais de 90% das queijarias.

O queijo, de herança cultural italiana do caciocavallo, é produzido artesanalmente a partir de leite cru, coalho e soro-fermento lácteo, sendo a massa pré-cozida e moldada manualmente no formato de cabaça, fruto da cabaceira.

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cidade paulista apura vazamento de corante que tingiu aves em parque

Motorista envolvido em acidente com ônibus em Araguari é indiciado por homicídio

‘Meteoro’ visto em Minas Gerais é parte de foguete de Elon Musk, diz cientista planetário

Justiça condena mulher que passou trote para o Samu

Antério Mânica, condenado pela Chacina de Unaí, morre aos 77 anos

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024

Últimas notícias

Debate elétrico: Mateus Simões defende bios e alfineta governo Lula em NY

Após críticas de internautas, CBF publica vídeo em homenagem à Garrincha

Como Ancelotti deve pensar a convocação da Seleção Brasileira?

Lula participa de funeral do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica

Do Oasis para o berçário: Liam Gallagher será avô

Samuel Venâncio: Roger Guedes no Cruzeiro ‘seria uma negociação complicada’

Neymar tem custo de R$ 21 milhões por mês e regalias no Santos

Foo Fighters anuncia primeiro show de 2025 no GP de Singapura

Gerente da base do Atlético detalha planos para reconstrução