Há seis anos, programa de voluntariado transforma vidas em Minas

Por

Siga no

Bruna Pimenta, analista de reassentamento sênior da Anglo American. (Créditos: Divulgação)

Compartilhar matéria

A valorização de talentos pessoais tem acelerado um movimento simples, mas profundo: a transformação de vidas pelo trabalho de voluntários que dedicam o próprio tempo para ensinar algo para outras pessoas.

Desde 2019, o programa Embaixadores do Bem, da Anglo American, incentiva colaboradores a atuarem na transformação das comunidades onde a mineradora atua.

A essência é alinhar propósito com ação concreta, em um trabalho desenvolvido por equipes de pelo menos três colegas que se unem para apadrinhar instituições e projetos, conduzindo ações por até seis meses.

Ao incentivar o aprendizado pelo compartilhamento de diferentes práticas, o resultado é a construção de redes de apoio que ultrapassam o término das ações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até agora, 63 projetos foram selecionados em Minas Gerais neste ano, apoiando 41 instituições, com 15 delas recebendo mais de uma ação. Entre 2019 e 2024, o programa recebeu um investimento de R$ 5,6 milhões.

Bruna Pimenta é analista de reassentamento sênior da Anglo American em Conceição do Mato Dentro e atua como voluntária no Embaixadores do Bem desde 2021. É testemunha de um voluntariado corporativo que gera empatia e abre portas para realidades diversas.

“Comecei ainda na pandemia. Como assistente social e professora, senti o chamado de usar minhas habilidades para apoiar crianças e adolescentes isolados em casa. Desde então, participei de várias iniciativas, escrevi projetos e vi tudo se transformar. O voluntariado me transformou: fortaleceu meu propósito, ampliou minha empatia e mostrou que pequenas ações geram grandes mudanças. Faz sentido para mim porque acredito no poder da presença, do afeto e do compromisso com o outro’’, conta.

As iniciativas envolvem teoria e prática. Educação ambiental, conscientização sobre gestão de resíduos e limpeza de espaços comunitários, compartilhamento de práticas de gestão financeira para apoiar doações a desastres, fornecimento de higiene feminina reutilizável e oficinas de higiene em comunidades vulneráveis estão entre elas.

Nathalia Silveira Gesualdi Fernandes, especialista de performance em Supply Chain da Anglo American, em Belo Horizonte, está envolvida no Embaixadores do Bem desde o início do programa, em 2019.

“Foi a melhor forma de unir o que amo com o desejo de gerar impacto real na sociedade. Por muito tempo considerei migrar para o terceiro setor; esse programa mostrou que o voluntariado empresarial pode ser o caminho. Hoje sou gerente e já realizamos 10 projetos. Participei de ações que impactaram muitas pessoas, provando que o trabalho coletivo faz a diferença. Seguimos transformando”, reforça.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As áreas temáticas para 2025 vão de Meio Ambiente a Saúde, Desenvolvimento da Comunidade, Emprego e Renda, Educação, Esporte, Turismo e Cultura.

A Fundação Anglo American é a principal financiadora do Embaixadores do bem, oferecendo base financeira e institucional ao programa, que é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Multiplicando transformações

Ao longo de 2025, mais de 600 voluntários atuam no Embaixadores do Bem, criando redes duradouras, ampliando capacidades e fortalecendo o sentido de pertencimento.

Um gesto simples do filho, quando o menino tinha apenas três anos, inspirou Tobias Campos, engenheiro de manutenção no mineroduto da Anglo American, em Santo Antônio do Grama.

Ao observar o cuidado do garoto com a própria bolsa de lápis, Tobias teve a ideia de criar um projeto para transformar uniformes usados da empresa em bolsinhas escolares.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A interação com as crianças, tanto nas oficinas de robótica quanto nas ações na APAE e com as bolsinhas, me inspirou profundamente — e a dedicação da equipe, com ideias criativas e olhar acolhedor, foi essencial para tudo acontecer.Essa vivência me levou a escrever um livro sobre uma turma de amigos bem curiosos, que seguem valores, cuidam uns dos outros e do mundo ao seu redor. Hoje, tenho a certeza de que ser voluntário transforma vidas — inclusive a minha,”revela.

Conheça mais sobre o Embaixadores do Bem e o voluntariado da Anglo American.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Operação Rejeito: investigados deixam segurança máxima e são transferidos para presídios de Minas

Homem é condenado por atropelamento de gato em Minas Gerais: ‘Matei mesmo’

MPMG investiga prefeito de Minas por nepotismo após filho assumir três secretarias

Três novas pontes vão ligar Pintópolis e Urucuia no Norte de Minas

Aberto o cadastro escolar 2026: veja como garantir vaga ou mudar de escola em MG

PF mira lavagem de dinheiro de organização criminosa condenada por megafraude tributária

Últimas notícias

Expedição COP 30: a jornada que conecta o Brasil de BH à Amazônia

Oscar do Turismo 2025: por que o mundo está de olho no Brasil?

Vacina da UFMG contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Iván Román tentou enganar Kaio Jorge? Entenda a polêmica

Falso comprador é preso após furtar joias, perfumes e dinheiro em casa de luxo de BH

Uruguai legaliza a eutanásia por ampla maioria no Senado

Atlético lidera média de finalizações por jogo, mas tem 4º pior ataque do Brasileirão

Homem é internado com intoxicação após beber água mineral contaminada

Prefeitura de BH cria grupo para discutir navegação na Lagoa da Pampulha