Cidade do México inspira projeto de revitalização do centro de BH

Siga no

Foto: Reprodução / PBH

Compartilhar matéria

O hipercentro de BH pode, no futuro, passar por uma transformação inspirada na Cidade do México, que também sofreu uma grande transformação há cerca de 14 anos. A proposta foi apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em reunião na última semana.

A reunião, que contou com representantes do poder público, entidades empresariais, empresários e membros dos poderes Judiciário e Legislativo definiu os detalhes e estratégias da missão internacional que visitará a Cidade do México. O objetivo da visita, inclusive, é justamente buscar inspirações para a transformação da região central de BH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista à Rede 98, Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH, confirmou que a Cidade do México é mesmo uma inspiração. Além disso, Marcelo destacou que o que foi feito lá trouxe pessoas de volta e movimentou a economia, mudando o cenário nacional.

“Nós vimos isso acontecer na Cidade do México, sendo que a Cidade do México também estava totalmente deteriorada, uma insegurança tremenda, muitos moradores de rua, lojas desocupadas, prédios abandonados e houve um grande movimento há cerca de 12, 14 anos. (…) Conseguiram fazer uma revitalização, conseguiram trazer as pessoas de volta, lojas de ponta, o comércio e serviços. Então, esse exemplo é que a gente quer ir lá conhecer, como foi essa movimentação. A ideia é fazer essa missão técnica, visitando a Cidade do México com alguns representantes”, disse o presidente da CDL.

De acordo com a CDL, a viagem deverá acontecer em novembro e já conta com 20 participantes confirmados. Entre eles, estão representantes do setor público e da sociedade civil organizada. O objetivo é conhecer de perto o que foi feito lá para tentar trazer para a capital mineira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essa movimentação é tentar conquistar novo esse espaço tão valioso da nossa cidade, que tem tanta cultura, tem tanta qualidade de vida, né? (…) O objetivo é que a gente traga moradias, pessoas morando, mais pessoas morando no centro da cidade, que ajude a tomar conta desse ambiente”, concluiu Marcelo.

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Alves

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente repórter da Rede 98 e Versus Esporte. Colunista do Portal 1921. Com passagens por TV Band Minas, Rádio Transamérica, Rádio Montanhesa e Rádio Universitária de Viçosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Preço da carne varia até 149% entre açougues de BH e região, aponta pesquisa

Dia dos Pais deve injetar R$ 1,7 bilhões na economia de Belo Horizonte

Novo lança Zema como pré-candidato à Presidência e aposta em Simões para sucessão em Minas

Tarifaço de Trump entra na semana decisiva; perspectiva de acordo com os EUA fica mais distante

STF interroga kids pretos que são réus pela trama golpista

Secretário dos EUA diz que entrada em vigor de tarifas não será adiada

Últimas notícias

Vida pessoal e trabalho: onde está o limite?

O futuro do trabalho já começou: entenda o que vai definir as empresas do amanhã

Luxo com grife chega a Minas: Pininfarina e Porsche assinam imóveis

Brasil corre contra o tempo para evitar tarifa de 50% dos EUA

Estudo global revela insatisfação com a democracia em países ricos

Europa fecha acordo com EUA e pressiona Brasil sobre tarifas

Lucas Silva descarta cansaço do Cruzeiro e comenta necessidade de rotação do elenco

Paulo Bracks confirma acerto entre Atlético e Alexsander 

Cuca prega busca por ‘equilíbrio’ para Atlético voltar a vencer no Brasileirão