Cidade do México inspira projeto de revitalização do centro de BH

Siga no

Foto: Reprodução / PBH

Compartilhar matéria

O hipercentro de BH pode, no futuro, passar por uma transformação inspirada na Cidade do México, que também sofreu uma grande transformação há cerca de 14 anos. A proposta foi apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em reunião na última semana.

A reunião, que contou com representantes do poder público, entidades empresariais, empresários e membros dos poderes Judiciário e Legislativo definiu os detalhes e estratégias da missão internacional que visitará a Cidade do México. O objetivo da visita, inclusive, é justamente buscar inspirações para a transformação da região central de BH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista à Rede 98, Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH, confirmou que a Cidade do México é mesmo uma inspiração. Além disso, Marcelo destacou que o que foi feito lá trouxe pessoas de volta e movimentou a economia, mudando o cenário nacional.

“Nós vimos isso acontecer na Cidade do México, sendo que a Cidade do México também estava totalmente deteriorada, uma insegurança tremenda, muitos moradores de rua, lojas desocupadas, prédios abandonados e houve um grande movimento há cerca de 12, 14 anos. (…) Conseguiram fazer uma revitalização, conseguiram trazer as pessoas de volta, lojas de ponta, o comércio e serviços. Então, esse exemplo é que a gente quer ir lá conhecer, como foi essa movimentação. A ideia é fazer essa missão técnica, visitando a Cidade do México com alguns representantes”, disse o presidente da CDL.

De acordo com a CDL, a viagem deverá acontecer em novembro e já conta com 20 participantes confirmados. Entre eles, estão representantes do setor público e da sociedade civil organizada. O objetivo é conhecer de perto o que foi feito lá para tentar trazer para a capital mineira.

“Essa movimentação é tentar conquistar novo esse espaço tão valioso da nossa cidade, que tem tanta cultura, tem tanta qualidade de vida, né? (…) O objetivo é que a gente traga moradias, pessoas morando, mais pessoas morando no centro da cidade, que ajude a tomar conta desse ambiente”, concluiu Marcelo.

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Alves

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente repórter da Rede 98, CNN Esportes e Versus Esporte. Produtor na CazéTV. Colunista do Portal 1921. Com passagens por TV Band Minas e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Prefeito de Lagoa Santa rebate críticas à verticalização na cidade: “projeto pontual”

Lei proíbe contratação de artistas condenados por violência doméstica em Minas Gerais

Mulher é condenada por instalar câmera que filmava casa de vizinhas

Prefeito de Lagoa Santa critica falta de diálogo na implementação de pedágios no Vetor Norte

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Já é possível pagar multas e IPVA em blitz de Minas Gerais via Pix

Últimas notícias

Neymar x Lyanco: veja o que disseram os jogadores durante discussão acalorada

Brasil: o perigoso atalho dos gastos públicos

“De olho na vaga”: PM usa câmeras do comércio para conter furto a motos no Barreiro

Cruzeiro tenta quebrar jejum de mais de 11 anos sem vencer o Bahia fora de casa

Silveira sobre Simões no PSD: ‘Quero acreditar que haverá um debate interno e democrático’

Entrevista exclusiva: Ministro Alexandre Silveira destaca programas sociais, transição energética e futuro de Minas

Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais

Fundador da Borda e Lenha e ex-participante do Shark Tank, Gabriel Farrel morre aos 31 anos

iOS 26 chega aos iPhones: veja novidades, modelos compatíveis e recursos de IA