O período de inscrições para o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) do ano letivo de 2026 está na reta final. Pais, responsáveis e estudantes têm somente até a próxima sexta-feira (14/11), para garantir a vaga na rede pública estadual e municipal de Minas Gerais.
O registro, que é obrigatório para quem busca uma vaga nova ou quer mudar de escola, deve ser feito exclusivamente pelo site oficial do Sucem.
Quem precisa fazer o cadastro?
O Sucem é o sistema que organiza a distribuição de vagas em 775 municípios mineiros, buscando transparência e prioridade no encaminhamento.
- Novos estudantes: alunos que ainda não estão na rede pública e desejam ingressar.
- Mudança de escola: estudantes que já estão matriculados, mas que pretendem trocar de unidade de ensino.
Importante: A renovação de matrícula para os alunos que já estudam na rede estadual e vão permanecer na mesma escola foi feita automaticamente e concluída em 9 de outubro.
Trilhas de Futuro para jovens e adultos
O prazo de 14 de novembro não é apenas para o cadastro escolar tradicional. Também encerra a pré-inscrição para o programa Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos.
Esta é uma oportunidade do Governo de Minas, por meio da SEE/MG, para quem deseja concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, obter uma formação técnica gratuita.
- Onde se Inscrever? A pré-inscrição também é feita pelo sistema Sucem, onde o candidato deve indicar o curso técnico de sua preferência.
- Formato das Aulas: A oferta será em escolas estaduais e Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), com aulas em formato híbrido (parte presencial e parte online), pensando na flexibilização dos estudos para quem já trabalha ou tem outras responsabilidades.
Para quem tiver dúvidas ou enfrentar dificuldades com o acesso à internet, há postos de apoio. As famílias podem procurar auxílio nas escolas estaduais e municipais das cidades que fazem parte do cadastro unificado.
A grande novidade deste ciclo é a integração do sistema com a Receita Federal. Desenvolvido pela Prodemge, o Sucem agora valida automaticamente o CPF do candidato, agilizando o processo e aumentando a segurança dos dados. Caso o aluno não tenha o CPF, o próprio sistema fornece as orientações para emissão gratuita e online do documento.
*Estagiária sob supervisão do coordenador Wagner Vidal
*Com informações da Agência Minas
