O presidente Lula se retratou, na tarde desta sexta-feira (24/10), após declarações polêmicas em coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia. Ele chamou de “frase mal colocada” a afirmação anterior, de que traficantes seriam vítimas de usuários de drogas.
Durante a entrevista na Indonésia, Lula havia dito que “os usuários são responsáveis pelos traficantes” e sugeriu que seria “mais fácil combater os viciados” no Brasil.
Horas depois, em publicação no X, o presidente afirmou que seu posicionamento é “muito claro contra os traficantes e o crime organizado”. “Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando”, retratou.
Lula destacou ações do governo federal na área da segurança, como o envio da PEC da Segurança Pública ao Congresso e, nas palavras dele, os “recordes na apreensão de drogas no país”.
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025
A declaração de Lula em Jacarta ocorreu em meio a comentários sobre falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou não ser necessária uma declaração de guerra para matar traficantes. No discurso, o petista discordou do americano e avaliou que é preciso “cuidado” dos países no combate às drogas.
Lula e Trump devem se reunir neste domingo (26/10), em encontro paralelo à cúpula do Sudeste Asiático.
 
															 
								