O presidente Lula anunciou, nesta segunda-feira (20/10), a escolha do deputado federal Guilherme Boulos para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos vai substituir Márcio Macedo, a quem o presidente agradeceu pelos serviços prestados na ampliação e fortalecimento da participação social no governo.
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a confiança em Boulos para a nova função e afirmou que a nomeação será oficializada amanhã no Diário Oficial da União. O convite do presidente marca a entrada do deputado, conhecido por sua atuação em movimentos sociais, em um cargo estratégico do Executivo federal.
Convidei o deputado @GuilhermeBoulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro @MarcioMacedoPT na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da… pic.twitter.com/KlVbR7SCSt
— Lula (@LulaOficial) October 20, 2025
Márcio Macedo esteve à frente da Secretaria-Geral da Presidência, setor responsável por coordenar políticas de participação social e diálogo com diversos setores da sociedade.
Quem é Guilherme Boulos?
Guilherme Boulos, 43 anos, é deputado federal por São Paulo e uma das principais lideranças da esquerda. Até atingir o Congresso, militou pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), organização que atua na luta por moradia e justiça social, por anos.
Filiado ao PSOL desde 2018, Boulos foi candidato à Presidência naquele ano e, em 2020, disputou a prefeitura de São Paulo, chegando ao segundo turno contra Bruno Covas (PSDB). Em 2022, foi eleito um dos deputados federais mais votados do país.