PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pé-de-Meia: ‘Não estamos gastando. Estamos investindo na nossa população’, diz presidente Lula

Siga no

Lula disse acreditar que uma iniciativa como essa vá ser alvo de críticas de grandes grupos financeiros (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer universalizar o programa Pé-de-Meia, de forma a alcançar pelo menos 6 milhões de estudantes. A declaração foi dada neste sábado (18) em São Bernardo do Campo (SP) em encontro com estudantes.

Na oportunidade, Lula anunciou também investimentos de R$ 108 milhões em apoio a até 500 projetos da Rede Nacional de Cursinhos Populares. Essa rede é, segundo o governo, um “suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, que buscam ingressar na educação superior por meio do Enem {Exame Nacional do Ensino Médio]”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o presidente, a universalização do Pé-de-Meia – uma espécie de poupança dos estudantes do ensino médio adotada como forma de incentivar os alunos a continuarem os estudos – está na pauta de reuniões dele com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Educação, Camilo Santana.

“Aprovamos o Pé-de-Meia porque descobrimos, pelo IBGE, que 480 mil meninos e meninas do ensino médio estavam desistindo da escola para ajudar no orçamento familiar. E um governo que deixa isso acontecer por falta de incentivo financeiro não é um governo. É uma tranqueira”, discursou o presidente.

Atualmente o programa atende a cerca de 4 milhões de estudantes. “Temos 6 milhões de alunos no ensino médio [que deveriam ser alcançados pelo programa}. A gente vai ter que discutir com muito carinho, com o Haddad e com o Camilo, porque dentro da mesma sala de aula tem aluno que recebe e aluno que não recebe o Pé-de-Meia. E às vezes a diferença de salário é de centavos. Então precisamos aprovar a universalização do pé-de-meia, para que todas as pessoas possam ter o direito de estudar”, acrescentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula disse acreditar que uma iniciativa como essa vá ser alvo de críticas de grandes grupos financeiros, como a Faria Lima e os banqueiros.

“Faria Lima e banqueiros vão brigar e vão reclamar. Vão dizer que o governo está gastando com o pé-de-meia R$ 13 bilhões, dinheiro que poderiam estar com eles. Mas não estamos gastando. Estamos investindo na nossa população”, argumentou o presidente.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Flávio diz que ‘ninguém me aborrece’ após Michelle expor crise familiar

Após PT lançar candidatura própria, Jarbas diz que seguirá na disputa ao governo

Michelle diz que foi ‘maltratada’ por Flávio e expõe crise na família Bolsonaro

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após reunião com Lula

Lula se reúne com Jaques Wagner após operação da PF; futuro na liderança segue indefinido

‘Erika Hilton será prioridade’, diz presidente da federação PSOL-Rede após críticas sobre fundo eleitoral

Últimas notícias

Com ‘baile’ contra a Escócia, Vini Jr iguala Mbappé e Haaland e se torna vice-artilheiro da Copa

Marrocos vira diante do bravo Haiti, mas avança ao mata-mata da Copa atrás do líder Brasil

Com show de Vini Jr., Brasil vence Escócia por 3 a 0 e garante liderança do grupo C

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e é sentido na Colômbia

Quase mil dias depois, Neymar volta a entrar em campo pela Seleção Brasileira

Copa e pastel: A escalação perfeita da Pastelaria Marília de Dirceu para os jogos do Brasil

Trânsito em BH fica travado antes de Brasil x Escócia; veja os principais pontos de congestionamento

Suíça mantém invencibilidade, vence Canadá e se classifica como líder do Grupo B da Copa do Mundo

Ancelotti define escalação para Brasil x Escócia; Endrick e Neymar ficam no banco