PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pé-de-Meia: ‘Não estamos gastando. Estamos investindo na nossa população’, diz presidente Lula

Siga no

Lula disse acreditar que uma iniciativa como essa vá ser alvo de críticas de grandes grupos financeiros (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer universalizar o programa Pé-de-Meia, de forma a alcançar pelo menos 6 milhões de estudantes. A declaração foi dada neste sábado (18) em São Bernardo do Campo (SP) em encontro com estudantes.

Na oportunidade, Lula anunciou também investimentos de R$ 108 milhões em apoio a até 500 projetos da Rede Nacional de Cursinhos Populares. Essa rede é, segundo o governo, um “suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, que buscam ingressar na educação superior por meio do Enem {Exame Nacional do Ensino Médio]”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o presidente, a universalização do Pé-de-Meia – uma espécie de poupança dos estudantes do ensino médio adotada como forma de incentivar os alunos a continuarem os estudos – está na pauta de reuniões dele com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Educação, Camilo Santana.

“Aprovamos o Pé-de-Meia porque descobrimos, pelo IBGE, que 480 mil meninos e meninas do ensino médio estavam desistindo da escola para ajudar no orçamento familiar. E um governo que deixa isso acontecer por falta de incentivo financeiro não é um governo. É uma tranqueira”, discursou o presidente.

Atualmente o programa atende a cerca de 4 milhões de estudantes. “Temos 6 milhões de alunos no ensino médio [que deveriam ser alcançados pelo programa}. A gente vai ter que discutir com muito carinho, com o Haddad e com o Camilo, porque dentro da mesma sala de aula tem aluno que recebe e aluno que não recebe o Pé-de-Meia. E às vezes a diferença de salário é de centavos. Então precisamos aprovar a universalização do pé-de-meia, para que todas as pessoas possam ter o direito de estudar”, acrescentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula disse acreditar que uma iniciativa como essa vá ser alvo de críticas de grandes grupos financeiros, como a Faria Lima e os banqueiros.

“Faria Lima e banqueiros vão brigar e vão reclamar. Vão dizer que o governo está gastando com o pé-de-meia R$ 13 bilhões, dinheiro que poderiam estar com eles. Mas não estamos gastando. Estamos investindo na nossa população”, argumentou o presidente.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Nunes Marques suspende divulgação de pesquisa que apontou queda de Flávio Bolsonaro

Marcela Trópia oficializa pré-candidatura a deputada estadual em Minas Gerais

Brasil quer convencer EUA de que acordo seria melhor que taxar em 25%

STF homologa acordo e suspende ação penal contra Sargento Rodrigues pelos atos de 8 de janeiro

Edson Fachin cria grupo para revisar penduricalhos e uniformizar remuneração da magistratura

Haddad: precisamos cooperar com EUA, sem subordinar interesse brasileiro

Últimas notícias

Contagem recebe circuito junino com gastronomia típica, quadrilhas e shows gratuitos

Neymar revela empolgação para Copa de 2026: ‘parecendo um menino’

MEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente

Netflix revela primeira imagem do cachorro Scooby-Doo em nova série live-action

Plano Brasil Soberano: governo federal inicia hoje novas regras de acesso a crédito

CNH sem multas: nova lei permite renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação

Adolescente de 14 anos é flagrado dirigindo caminhão carregado na BR-381

Ibovespa cai pela 8ª semana seguida e preocupa mercado

Vetor Sul de BH: ninguém defende só alargar vias; o que se cobra é planejamento, coragem e respeito à vida humana