A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), celebrou, nesta sexta-feira (29/8), os investimentos anunciados pelo presidente Lula em mobilidade urbana, que, segundo ela, vão transformar toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta manhã, Lula cumpriu agenda no município, onde lançou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.
Dentre as ações do PAC, Lula confirmou a liberação de R$ 1 bilhão para a ampliação da linha 1 do metrô de BH, com extensão dos trilhos até a altura do viaduto Beatriz, em Contagem. “Será muito importante”, disse Marília, destacando que a obra permitirá a integração entre transporte municipal e metropolitano.
A prefeita também apontou esforços do próprio município na melhoria da mobilidade. “A cidade já vem fazendo grandes investimentos: construímos 10 estações, dois terminais já foram entregues, outros dois estão em construção, e estamos inaugurando a primeira etapa da avenida Maracanã (Newton Cardoso)”, pontuou.
Além disso, Marília ressaltou a importância de novos anúncios por parte do governo federal, como o PAC de drenagem e macrodrenagem, considerados fundamentais para enfrentar as enchentes que afetam Contagem. “A chegada do metrô é a verdadeira integração, mas também precisamos avançar em obras de drenagem para resolver problemas históricos da cidade”, defendeu.
A petista também voltou a tratar de questões fiscais e destacou a necessidade de modificar a Lei Kandir, que desonera as exportações de produtos primários e semielaborados do ICMS. “Precisamos resolver o problema da receita do nosso estado e isso se resolve enfrentando a Lei Kandir. Ela precisa ser modificada”, disse.
Evento em Contagem
A ação em Contagem reuniu autoridades federais e estaduais, além de lideranças políticas e sociais locais. Dentre elas, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), que recebeu aceno de Marília Campos.
Horas antes do encontro, o presidente Lula elogiou uma possível parceria entre o senador e a prefeita mineira na disputa ao governo de Minas, em 2026. Em fala à Rádio Itatiaia, Lula afirmou que uma possível chapa do senador com a prefeita de Contagem seria “imbatível”.