Valorização das raízes locais como ponte para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Essa é uma receita que vem ajudando a transformar a realidade das pessoas, em comunidades onde a Anglo American atua.
No Sistema Minas-Rio, que engloba mais de 30 cidades, são aproximadamente R$ 900 milhões investidos em diferentes ações ao longo de quase 12 anos, com melhorias em áreas como infraestrutura, saúde e educação.
O Programa Crescer aposta em qualificação profissional para gerar emprego, renda e mais oportunidades de um futuro melhor para essas pessoas.
Jordana Pessoa Costa Barroso, faxineira, 35 anos, conheceu o Crescer cinco anos atrás, quando iniciou cursos de finanças, empreendedorismo e computação. Faltando pouco para se tornar fisioterapeuta, orgulhosa, a mineira de Conceição do Mato Dentro vislumbra o futuro profissional.
“Existe muita desigualdade no Brasil, então quero ajudar os carentes a se reabilitar, se reerguer depois de uma queda ou cirurgia, tentar aliviar a dor das pessoas. A fisioterapia me trouxe um olhar diferente da vida, não focado apenas em dinheiro, mas em ser útil ao próximo”, projeta.
Jordana quer dedicar aos pais o diploma que traz novos horizontes para a vida. “Quem se forma daqui um ano e meio não é a Jordana, é a filha do vaqueiro e da faxineira que não tinha expectativa de crescer e agora tem. Meu pai morreu quando eu tinha 16 anos e só agradeço pelo sacrifício que ele fez carregando cana nas costas, debaixo de chuva, tentando melhorar a situação. Ele tinha a terceira série, minha mãe a quarta e este diploma também será deles”, garante.

Entre jovens e adultos, o Programa Crescer atendeu mais de três mil pessoas, em Minas Gerais. Entre os trabalhadores capacitados estão produtores de queijo, mel e hortaliças.
O investimento de R$ 24,5 milhões faz parte de um projeto maior, que busca o desenvolvimento integrado da região. A CEO da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, detalha as bases do trabalho.
“Temos um plano de mineração sustentável, baseado em pilares importantes para o desenvolvimento das regiões que nos acolhem. São investimentos em estradas, com pavimentação de vias e melhorias em acessos viários, em escolas, com treinamento de professores que levam conhecimento à rede de educação e em saúde, como as melhorias no Hospital Imaculada Conceição, turismo, entre outras”, pontua.