PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Metrô BH estende cronograma de estações fechadas até março

Siga no

Intervenções vão até 22 de março (Divulgação/ANP Trilhos)

Compartilhar matéria

Estações do metrô de Belo Horizonte estarão fechadas em diferentes fins de semana entre janeiro e março em função de alterações no cronograma de implantação do novo sistema de sinalização da Linha 1. Nesta quarta-feira (28/1), a concessionária Metrô BH prorrogou as paralisações, inicialmente previstas para ocorrerem apenas em janeiro, argumentando que as chuvas registradas nos últimos dias teriam atrasado etapas da obra.

Conforme a empresa, atividades previstas para áreas externas precisaram ser reprogramadas por dependerem do fornecimento de energia elétrica e de condições climáticas favoráveis. Com isso, a concessionária reajustou o calendário de intervenções. Entenda quais serão as datas e os trechos afetados pelas obras:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Datas Trecho afetado Situação
31 de janeiro, 1º de fevereiro, 28 de fevereiro e 1º de março Vilarinho – Minas Shopping Estações fechadas para testes do novo sistema de sinalização
7, 8, 14 e 15 de março Minas Shopping – Horto Estações fechadas para testes do novo sistema de sinalização
21 e 22 de março Vilarinho – Horto Substituição definitiva do sistema; trecho totalmente sem operação

Atraso na mudança

No início do mês, a concessionária já havia anunciado que algumas estações da Linha 1 seriam fechadas aos fins de semana de janeiro para a realização de testes do novo sistema de sinalização, começando pelo trecho entre Vilarinho e Minas Shopping. À época, a justificativa era a migração gradual da tecnologia, com desligamento temporário do sistema atual para execução de testes de segurança e funcionamento.

Com o novo cronograma, as paralisações passam a se estender até março. Nos dias 31 de janeiro, 1º de fevereiro, 28 de fevereiro e 1º de março, as estações entre Vilarinho e Minas Shopping permanecerão fechadas. Já nos dias 7, 8, 14 e 15 de março, os testes ocorrerão no trecho entre Minas Shopping e Horto, também com fechamento das estações.

A substituição definitiva do sistema de sinalização entre Vilarinho e Horto está prevista para 21 e 22 de março, quando todo esse trecho ficará sem operação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Datas estratégicas

Durante os períodos de teste, o sistema atual é desligado e substituído temporariamente pelo novo para verificação das funcionalidades e protocolos de segurança. Ao fim de cada etapa, a operação comercial é retomada com o sistema antigo até a conclusão da migração definitiva.

A concessionária afirma que as datas foram escolhidas para reduzir o impacto aos usuários, concentrando as paralisações nos fins de semana e no período de férias escolares, quando a demanda costuma ser cerca de 30% menor. Ainda assim, o cronograma depende das condições climáticas e pode sofrer novos ajustes, conforme admitido pela própria empresa.

Nos trechos que permanecerem abertos, a operação seguirá o horário habitual de fins de semana. Aos sábados, os intervalos entre trens variam de 7,5 a 15 minutos, e aos domingos e feriados, de 15 minutos ao longo de todo o dia.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Saúde em risco; hospitais filantrópicos cobram dívida de R$ 148 milhões da PBH

Faixas exclusivas de ônibus começam a operar em avenidas da Savassi, em BH; veja quais

Pesadelo na Cozinha já tem data de estreia; nova temporada teve episódio polêmico gravado em BH

Demanda por aluguéis em bairros com faculdades pressiona mercado imobiliário em Belo Horizonte

Incêndio atinge bar na Savassi durante a madrugada

Minas Gerais bate recorde histórico de acidentes com mais de 312 mil ocorrências em 2025

Últimas notícias

Rony confirma saída do Atlético e se despede nas redes sociais

‘Ilhados com a Sogra’ terá temporada com famosos

‘Retrocessos históricos’: Lula aponta para ‘intervenções militares ilegais’ na América Latina

Fed interrompe ciclo de cortes e mantém juros nos EUA sob pressão inflacionária

Motta prevê debate da PEC da Segurança após o carnaval e anuncia votação da MP do Gás

Anvisa amplia o uso da cannabis medicinal no Brasil

Atlético x Palmeiras: Galo estreia no Brasileirão tentando quebrar tabu histórico

Lula reafirma apoio ao Panamá frente ao interesse dos EUA em retomar controle do canal

Taxa das blusinhas reduz compras e bate recorde de arrecadação