PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado mas não representa risco de rompimento iminente

Siga no

As avaliações descartaram risco iminente de rompimento, o que permitirá uma evacuação planejada (Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O município de Brumadinho, em Minas Gerais, voltou a figurar entre os que temem situações de emergência causadas por barragens de mineração. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), dez famílias estão em área considerada perigosa segundo o plano de cuidados da Barragem BA1, que atende a uma mina da empresa Emicon Mineração e Terraplanagem Limitada.

A estrutura era considerada de Risco Emergencial 1 e foi reclassificada pela agência, em concordância com o Ministério Público Federal, o Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública estadual, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e a prefeitura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a ANM, foram encontradas condições de estabilidade marginal na estrutura da barragem, mas estudos conduzidos por auditores e projetistas indicam que os resultados obtidos não podem ser considerados conclusivos, devido a insuficiência nas investigações geotécnicas. Será contratada uma empresa independente para nova análise, e a elevação do nível de emergência de Nível 1 para Nível 2 foi adotada como “medida preventiva” para resguardar a vida das pessoas que ocupam a Zona de Autossalvamento, informou, em nota, a agência.

As avaliações descartaram risco iminente de rompimento, o que permitirá uma evacuação planejada.

No sistema de pesquisa georreferenciada da ANM, a barragem aparece como de risco elevado, assim como de risco potencial elevado. O volume atual do reservatório é de 914.500,00 metros cúbicos (m3) distribuídos em área de altura máxima de 37 metros de altura. Esta área não faz parte do complexo de mineração no qual uma barragem de rejeitos rompeu-se em 2019, deixando 270 mortos e atingindo o Rio Paraopeba.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o boletim mensal do Grupo Educação, Mineração e Território da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em junho deste ano, o estado de Minas Gerais tinha 24 barragens com nível de alerta ou emergência acionados, nas quais há um total de 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos. O estado tinha, então 20 barragens em nível de alerta.

Minas Gerais tem ainda 77 barragens em níveis de emergência, das quais 69 são em nível 1, entre as quais, a própria BA-1; sete em Nível de Emergência 2 e duas em Nível de Emergência 3, no qual há risco de colapso. Essas barragens são a de Serra Azul, da empresa ArcellorMittal,em Itatiaiuçu, e a de Forquilha III, da Vale, em Ouro Preto.

Nem todas as barragens no Nível 1 são consideradas como em nível de alerta ou de emergência acionado, com risco potencial de dano, portanto. No Brasil, são 97 barragens com NA ou NE nestas condições. O estado com mais barragens em tal situação é Minas Gerais, com 33. Mato Grosso tem 19; São Paulo, dez; Amapá, sete e Bahia, também sete.

Os demais estados têm menor número de barragens nessas condições.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o Grupo Educação, Mineração e Território da UFMG, das 97 barragens com destaque para nível de alerta ou de emergência, 55 têm potencial alto de dano.

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Advogado é condenado por caluniar juiz em caso de quilombolas

VÍDEO: Policiais salvam bebê de 42 dias engasgado com leite de mamadeira em Minas

Polícia Civil apreende 28 toneladas de leite em pó obtidas por fraude em Governador Valadares

FIEMG negocia no Reino Unido criação de hub tecnológico para baterias e eletrificação

PF desarticula esquema que enviou ao menos 220 migrantes ilegalmente para os EUA

Nova unidade da rede de Liderança Empresarial pretende ampliar negócios na região do Triângulo Mineiro

Últimas notícias

EUA reafirmam ‘proeminência’ na América Latina em recado à China

TSE encerra Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas

Compra da Warner pela Netflix é a maior mudança da história de Hollywood, analisa Rodrigo James

Por unanimidade, STF condena 5 PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

Quem ganha mais no Brasil, setor público ou privado?

Mais alcance: 98 News migra para o dial 98,7 FM a partir de 10 de dezembro

Agenda BH: o que fazer no fim de semana prolongado e feriado de 8 de dezembro

Pedro Daniel é anunciado como novo CEO da SAF do Atlético

Bolsonaro escolhe Flávio como candidato à Presidência em 2026