A formação de um ciclone extratropical no litoral do Sudeste deve mudar o tempo em Minas Gerais neste fim de semana. O sistema começa a se formar nesta sexta-feira (30/1), próximo ao litoral de São Paulo, e aumenta as chances de chuva em várias regiões do estado, mas especialmente no Sul de Minas Gerais.
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki, esse tipo de sistema ajuda a levar muita umidade para o continente, o que favorece a formação de nuvens carregadas. “Isso cria condições para diferentes tipos de chuva, desde aquela mais fraca e contínua até pancadas mais fortes”, explica, em conversa com a Rede 98.
A previsão indica que a chuva deve ocorrer ao longo de todo o fim de semana e pode continuar até a próxima semana em várias partes do país. Em Minas Gerais, o período que exige mais atenção é entre sábado (31/1) e domingo (1º/2).
“Pode chover forte em vários momentos do dia, inclusive à tarde e à noite, com pancadas mais intensas em algumas regiões”, afirma o meteorologista.
Há também risco de grandes volumes de chuva em pouco tempo, além de vento forte e raios. Por isso, a orientação é redobrar os cuidados, principalmente em áreas urbanas e regiões mais vulneráveis. O alerta vale também para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na Grande BH, o tempo deve ficar instável durante todo o fim de semana, com alternância entre chuva mais constante e pancadas fortes e rápidas. As temperaturas devem ficar mais baixas, deixando o clima mais ameno.
De acordo com o Inmet, esse sistema deve espalhar a instabilidade por praticamente todo o estado de Minas Gerais nos próximos dias.
