A cidade de Serra da Saudade, localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, ganhou dois habitantes neste ano, é o que revela o senso demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa quinta-feira (28/8).
O município, que é o menos populoso do país, contava com 864 habitantes no ano passado. Neste ano, a população aumentou para 866.
Ainda de acordo com o IBGE, o país chegou a 213,4 milhões de habitantes em 2025. O resultado representa crescimento de 0,39% em relação ao ano passado.
De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, a tendência de crescimento da população é cada vez menor. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População, ambas pesquisas realizadas pelo IBGE”, avalia.
Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Natal (RN) foram as cinco capitais com perda na população em relação a 2024, respectivamente, -0,18%, -0,02%, -0,09%, -0,04% e -0,14%.
“As capitais maiores, esses municípios mais centrais, em geral têm um entorno mais conurbado e perdem população para ele. O crescimento vai do centro para a periferia. Entre as capitais que perderam população, com exceção de Salvador, houve aumento de habitantes na respectiva região metropolitana”, esclarece Marcio.