Eleitores de São José de Varginha, no Centro-Oeste de Minas, se preparam para ir às urnas neste domingo (3/8). Eles terão que escolher um novo prefeito em eleição suplementar estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do município mineiro, outras duas cidades brasileiras passarão pela mesma situação.
De acordo com o TSE, o novo pleito em São José de Varginha ocorre após o indeferimento do registro do candidato mais votado à prefeitura, José Alves de Carvalho Neto (Progressistas). Com isso, os 3.859 eleitores do município terão de optar por outro representante como chefe do Executivo. Três pessoas disputam o cargo.
Segundo a Justiça Eleitoral, eleições suplementares são necessárias em casos de indeferimento de registros ou da cassação de diplomas de candidatos eleitos para os cargos de prefeito, governador ou presidente da República.
Em Cametá (PA), os pouco mais de 103 mil eleitores também voltarão às urnas após a chapa do prefeito eleito, Victor Cassiano (MDB), e do vice, Ênio de Carvalho (União), ter sido cassada por abuso de poder político e econômico.
Já em Guatapará (SP), mais de 5 mil eleitores votarão para escolher novos representantes, depois que os eleitos em 2024 tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
Todas as informações sobre as votações estão disponíveis nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais dos três estados.